Baião, no distrito do Porto, receberá um dos dois projetos-piloto lançados no âmbito de um projeto europeu para a gestão sustentável do território e redução de riscos de incêndio, que será realizado na aldeia de Almofrela, foi hoje revelado.
O projeto, designado “Paisactivo”, envolve a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e é apoiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal, comportando, no caso de Baião, um apoio de 250 mil euros, de acordo com fonte do município.
Paulo Pereira, presidente da autarquia, assinala que aquele projeto se enquadra num conjunto de ações locais e regionais para preservação, promoção e desenvolvimento do património de Baião”, o concelho com maior mancha florestal do distrito do Porto.
O investimento a realizar na aldeia de Almofrela prevê intervenções de requalificação e embelezamento, “promovendo o reforço do sentimento de pertença por parte da comunidade local”.
Estão assegurados arranjos urbanísticos na envolvência da capela e a criação de um perímetro de faixa de proteção contra incêndios, onde serão plantadas árvores autóctones.
O segundo projeto-piloto apoiado por este programa será desenvolvido na aldeia de Infesta, na Galiza, Espanha.