A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) foi distinguida pelo Secretariado Europeu de Análise de Clusters (ESCA), pela sua gestão enquanto cluster no setor agroalimentar.
O selo “Cluster Management Excellence” é atribuído pelo ESCA, um organismo europeu de análise e certificação que atua em nome da European Cluster Excellence Initiative (ECEI).
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a InovCluster informou que foi galardoada com o “European Bronze Label of Cluster Management Excellence”, reconhecido pela Comissão Europeia (CE) pela sua gestão enquanto cluster no setor agroalimentar.
“Esta distinção destaca o compromisso e a competência da InovCluster em impulsionar a inovação e o desenvolvimento no setor agroalimentar a nível nacional e internacional”, lê-se na nota.
Trata-se de um sistema apoiado e reconhecido pela CE para a realização de avaliações ao nível de desempenho da governação dos clusters europeus.
Para a atribuição deste selo foi feita uma auditoria que incidiu em domínios como a gestão interna, atividade e dinamização do ecossistema, serviços aos associados e parceiros, financiamento, desempenho do acompanhamento dos projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), histórias de sucesso e influência em Portugal e internacionalmente.
Segundo a diretora executiva da Inovcluster, Christelle Domingos, a conquista do Cluster Management Excellence Label Bronze é uma validação do compromisso contínuo com a excelência e a inovação no setor agroalimentar”.
“Estamos honrados por receber esse reconhecimento e isso impulsiona-nos a continuar a trabalhar arduamente para promover a colaboração, o desenvolvimento e a competitividade no nosso setor e sempre numa perspetiva de valorização do nosso maior ativo, os nossos associados. Queremos continuar a fortalecer a marca InovCluster, como um cluster de excelência a nível europeu e onde cada uma das partes deste coletivo, se orgulhe de pertencer”, sustentou.
A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e procura a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.
Criada em 2009, conta já com 152 associados, dos quais 117 empresas, 15 associações/cooperativas, 12 instituições de ensino superior, instituições de I&D ligados ao setor agroindustrial e agroalimentar e oito entidades públicas da região Centro.