Agricultura deve voltar à agenda política e pública – Ministra

Agricultura deve voltar à agenda política e pública – Ministra

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considerou hoje, em Lisboa, ser necessário voltar a colocar a agricultura na agenda política e pública, atividade que defendeu ser moderna e essencial.

“Precisamos de voltar a colocar na agenda política e pública a agricultura, que não é uma atividade obsoleta e antiquada, mas moderna, tecnológica e essencial para garantir a nossa subsistência”, afirmou Maria do Céu Antunes, que falava no almoço-debate do Internacional Club Of Portugal, subordinado ao tema “Alimentação e Saúde, a outra face da Agricultura”.

Para a líder do Ministério da Agricultura é assim necessário iniciar uma sensibilização nas escolas e nas universidades e melhorar as escolas profissionais rurais, uma vez que “a agricultura, não é de todo, a área profissional dos nossos jovens e isso faz-se comunicando”.

A governante avançou também que quer “encontrar uma forma” para que exista um programa na televisão que revele uma dimensão da agricultura “mais moderna e preparada”.

Questionada sobre a falta de mão de obra jovem e nos territórios do interior, a ministra assumiu que existe um “enorme problema demográfico”, mas garantiu que o executivo está a trabalhar para colmatar essa questão.

“Temos, neste momento, aberto um aviso para financiarmos explorações de jovens agricultores que escolham o país para investir, dando uma mais valia a quem escolha territórios de baixa densidade. Não resolve o problema de falta de mão de obra, mas é um fator de incentivo”, concluiu.

Comente este artigo
Anterior Exportações do setor agroalimentar estão a crescer
Próximo PSD Açores quer avaliação dos preços do produtor ao consumidor final

Artigos relacionados

Últimas

João Ponte: produções agrícolas tradicionais estão a crescer nos Açores

O secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou hoje, 26 de Julho, que as produções agrícolas tradicionais nos Açores estão em franco crescimento, […]

Últimas

CDS recomenda ao Governo a preparação de medidas concretas, e com caráter permanente, que visem minorar os efeitos da seca

Em sete pontos, num projeto que hoje deu entrada no Parlamento, o CDS recomenda ao Governo a preparação […]

Internacional

Commission publishes study on information measures under the common agricultural policy

The information policy on the common agricultural policy (CAP) was successful in improving understanding and perceptions of the policy […]