Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores com iniciativas nas ilhas das Flores e Corvo

Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores com iniciativas nas ilhas das Flores e Corvo

O Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores, organizado em parceria pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Trybio, BioAzórica, Federação Agrícola dos Açores e diversas entidades locais, tem agendado diversas iniciativas para este fim de semana, nas ilhas das Flores e do Corvo.

O programa inicia-se na Ilha das Flores, no sábado, dia 18, com o Showcooking ‘Experimenta, é Bio!’, que decorrerá pelas 11h00, no Jardim Municipal das Lajes das Flores, e incluirá também a confeção e a degustação dos pratos confecionados com produtos biológicos pelos Chefs Diogo Cerqueira, Patrícia Cheio e Miguel Bezerra.

No mesmo dia, pelas 20h00, no Espaço Cultural Multiusos da Ilha do Corvo, decorrerá o seminário ‘Horticultura Biológica – Um Caminho para a Autonomia Alimentar’, com os oradores Isabel Mourão, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Graça Saraiva, da Ervas Finas – Good Food Ecosystems, e Avelino Ormonde, da Biofontinhas – The art of balance, que apresentarão as suas experiências concretas de produção biológica.

Já a 19 de setembro, pelas 11h00, realiza-se mais uma edição do Showcooking ‘Experimenta, é Bio!’, desta vez no Parque Municipal do Corvo.

Também no dia 19, e no mesmo local, pelas 15h00, decorrerá um workshop dinamizado por Graça Saraiva, sob o tema ‘Um jardim para cozinhar’.

De volta à ilha das Flores, o programa do “Açores Bio 21” seguirá com um workshop de ‘Iniciação à Horticultura Biológica’, entre os dias 20 a 25 de setembro, das 18h00 às 22h00, na sala de reuniões da Associação Agrícola da Ilha das Flores, sob a orientação de Avelino Ormonde.

O Açores Bio 21 – Primeiro Fórum de Agropecuária Biológica dos Açores pretende, acima de tudo, sensibilizar, informar e capacitar para o modo de produção biológico, apresentando e promovendo os produtores e produtos biológicos dos Açores.

Incentivar a autonomia alimentar da Região, a economia circular, a bioeconomia e os circuitos curtos de comercialização são outros desígnios deste programa, que pretende também contribuir para mitigar os grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias.

As inscrições para os eventos a decorrer nas Flores e no Corvo poderão ser realizadas no formulário existente aqui, através do email [email protected] ou do telefone 292208800.

Nota enviada pelo Governo Regional dos Açores.

Comente este artigo
Anterior Notas da Semana: A degradação da cadeia de valor não pode ser solução para o pós-pandemia - Jaime Piçarra
Próximo Previsão período alargado - Continente - 20 set. a 17 out. 2021

Artigos relacionados

Nacional

Vila Pouca de Aguiar: Investimento de 1 milhão de Euros em projeto de agricultura ‘em modo de espera’


Rui Barrela é um aguiarense que em parceria com mais dois jovens tem previsto investir cerca de 1 Milhão de Euros numa produção de morangos no vale de Aguiar. […]

Eventos

Webinar: “International Symposium IUFRO on Pine Wilt Disease” – 22 a 26 de novembro

Since the first detection of the pine wood nematode, Bursaphelenchus xylophilus, in Portugal in 1999 and in Spain in 2008, this major threat of pine trees is subjected to increased […]

Sugeridas

Sofia Reis Jorge: “A floresta deve ser olhada como um mealheiro”

“As oportunidades de descarbonização das empresas de celulose são inúmeras, mas não são de hoje, porque nós utilizamos matéria-prima que é […]