Aberto concurso para criação de 40 novas Equipas de Sapadores Florestais

Está aberto o concurso para a criação de 40 novas Equipas de Sapadores Florestais, 15 das quais poderão integrar novas Brigadas.

Explica o Gabinete do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, que o Governo “pretende criar até 5 Brigadas de Sapadores Florestais, integrando 3 Equipas cada uma, envolvendo um efectivo de 15 elementos por Brigada”.

Candidaturas

Podem candidatar-se à criação de Brigadas as Comunidades Inter-municipais ou as Áreas Metropolitanas, sendo que a área de intervenção de cada Brigada deverá abranger um território mínimo de 7.500 hectares.

As restantes 25 equipas deverão abranger uma área de intervenção mínima igual ou superior a 2.500 hectares de floresta ou, no caso de se tratar de uma superfície de floresta e matos, com um mínimo de 7.500 hectares.

As candidaturas devem ser formalizadas junto do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, através do formulário disponibilizado no sítio da Internet deste instituto, até ao dia 15 de Outubro (ver aqui).

Equipas de Sapadores Florestais

De acordo com o aviso de concurso, até 31 de Agosto as entidades titulares de Equipas de Sapadores Florestais podem solicitar ao ICNF autorização para alteração da área de intervenção de uma Equipa de Sapadores Florestais.

As candidaturas poderão ser apresentadas por Agrupamentos de Unidades de Baldios, Unidades de Baldios, entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), associações e cooperativas reconhecidas como Organizações de Produtores Florestais e Juntas de Freguesia e seus agrupamentos ou associações.

Investimento de 2,6 milhões de euros

A constituição destas novas 40 equipas envolve um montante de 2,6 milhões de euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente (FFP).

O concurso aplica-se a todo o território nacional e corresponde ao reforço dos meios de prevenção e defesa da floresta contra incêndios, “prosseguindo a dinâmica de crescimento do Programa de Sapadores Florestais que este Governo tem vindo a implementar”, explica o Gabinete de Capoulas Santos.

Neste momento, estão já em actividade 400 Equipas de Sapadores Florestais, 128 das quais foram criadas por este Governo. Até ao final do ano, estarão criadas, no total, 500 equipas envolvendo uma força de 2.500 efectivos.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Bioenergy International Conference
Próximo Estudo e Avaliação dos Resultados das Amostras do PNCA focado na Segurança Alimentar

Artigos relacionados

Nacional

Governo aplica medidas apertadas para emigrantes que trabalham na agricultura

Próximas épocas das colheitas e sementeiras são já uma preocupação.

O artigo foi publicado originalmente em Correio da Manhã. […]

Últimas

DGAV publica esclarecimento sobre o papel dos animais na transmissão do Coronavírus

Embora exista suspeita de que o contágio humano inicial com o 2019-nCoV possa ter vindo de uma fonte animal, a via predominante de transmissão subsequente é […]

Nacional

AICEP: Prémio Melhor Investimento atribuído à Simoldes Plásticos

Simoldes Plásticos foi a grande vencedora do prémio AICEP na categoria do investimento. A empresa que pertence ao Grupo Simoldes dedica-se ao desenvolvimento e produção de componentes para o setor automóvel. […]