[Fonte: INIAV] O Projeto CV3, Criação de Valor na Vinha e no Vinho, propõe a análise do cluster empresarial do VeV como um ecossistema de negócio que cruza uma variedade de indústrias e atividades, gerando oportunidades para a criação de espaços de cooperação e competição.
Prosseguindo esta missão, apresenta-se o quinto evento do Projeto, em que será analisado um dos condicionantes típicos da sustentabilidade das empresas: a sua estrutura financeira e a capacidade para assegurar o crescimento e a viabilidade, a longo prazo.
A contribuição de abertura para a discussão caberá ao Keynote Speaker, António Rios Amorim, CEO da Corticeira Amorim, uma das empresas mais relevantes do cluster em Portugal.
Em segundo lugar, serão apresentadas as principais conclusões da análise desenvolvida pela PwC para o Projeto CV3 sobre a estrutura financeira das empresas do sector, analisando o cluster por segmentos do mercado em função da sua dimensão e dando enfoque às estruturas de balanço sustentáveis a longo prazo.
Adicionalmente, num painel de debate, será abordada a problemática do crescimento das empresas e o seu financiamento, preocupação central dos operadores pela necessidade de assegurar a viabilidade financeira num mercado altamente competitivo.
Por fim, voltaremos a utilizar o método do caso, colocando-se os participantes em face de desafios empresariais verídicos. Discutir-se-á o caso “Casa Relvas” que permite analisar, de forma aberta, os seus problemas reais de competitividade com a geração de alternativas ou críticas às soluções apresentadas.