A antecipação das ajudas provenientes da União Europeia aos agricultores deve ser feita em outubro

A antecipação das ajudas provenientes da União Europeia aos agricultores deve ser feita em outubro

A Comissão Europeia comunicou recentemente que os Estados Membros podem antecipar as ajudas diretas a partir de 16 de outubro, nomeadamente até 70% dos pagamentos diretos (Posei) e 85% dos pagamentos das incluídas no Plano de Desenvolvimento Rural (Prorural +).

Esta tem sido uma política seguida por Bruxelas nos últimos anos, atendendo às vicissitudes existentes no setor agrícola resultantes por exemplo, do clima ou de consequências dos mercados, deixando por isso, ao critério dos Estados Membros, a decisão da antecipação das ajudas aos agricultores.

O adiantamento de 2 meses dos pagamentos comunitários até 70% do Posei e até 85% das medidas do Prorural+, é uma necessidade na região, atendendo à diminuição de rendimentos que tem ocorrido nas explorações, nomeadamente, na fileira do leite, onde o baixo preço de leite praticado e as limitações de produção impostas por algumas indústrias, refletem-se negativamente na atividade agrícola.

Desta forma, a Federação Agrícola dos Açores, solicita que o Governo dos Açores desencadeie os mecanismos adequados, capazes de permitir antecipar as ajudas da União Europeia aos agricultores, já que, somente no caso dos apoios referentes ao Prorural+, é que se torna necessária a comparticipação regional, o que acreditamos, não constituir um óbice, na formulação deste pedido.

Comente este artigo
Anterior Portugal Chama - Por si. Por todos.
Próximo Indústria agroalimentar alerta Governo para as consequências da greve dos transportadores

Artigos relacionados

Sugeridas

Lotação esgotada no Workshop – Investigação e Inovação aplicadas ao Montado de Sobro

Casa cheia para assistir aos atuais paradigmas e desafios da investigação e inovação aplicadas ao Montado de Sobro […]

Últimas

Bloco de Esquerda propõe moratória à instalação de amendoal e olival intensivo em todo o país

[Fonte: O Jornal Económico] Deputados bloquistas recomendam também ao Governo que “proceda à limitação e ordenamento destas culturas com base em critérios ambientais de preservação dos solos, águas e biodiversidade, assim como proteção da saúde pública e dos habitantes das áreas onde estes tipos de culturas agrícolas em áreas irrigáveis têm vindo a proliferar”. […]

Nacional

AgroSemana 2017 – Feira Agrícola do Norte

A AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, que decorreu de 31 de agosto a 3 de setembro, no Espaço AGROS, afirmou-se, mais uma vez, como um grande momento do setor agrícola nacional, onde se ultrapassou o marco dos 60 mil visitantes.
A 5.ª edição do certame, […]