Até final de 2026, estão previstas 5 ações de promoção em 4 mercados externos e também 3 iniciativas no Algarve.
Participação na Fruit Attraction, em Madrid, entre 30 de setembro e 2 de outubro, marca o arranque da estratégia
A AlgarOrange, Associação de Operadores de Citrinos do Algarve, anuncia o arranque da estratégia de internacionalização dos Citrinos do Algarve IGP (Indicação Geográfica Protegida), que prevê ações de promoção em quatro mercados estratégicos até dezembro de 2026.
Espanha, França, Alemanha e Canadá são os destinos escolhidos, não só por serem mercados com potencial de crescimento para os Citrinos do Algarve IGP, mas também por serem palco das maiores feiras internacionais do setor, reunindo milhares de potenciais clientes de todo o mundo. No total estão previstas 5 ações internacionais nestes países e 3 ações no Algarve, destinadas a promover os Citrinos do Algarve IGP junto dos turistas e visitantes estrangeiros.
Com esta iniciativa, os operadores têm como objetivo aumentar o reconhecimento, notoriedade e visibilidade internacional dos Citrinos do Algarve e fomentar na perceção dos consumidores internacionais a sua qualidade, diferenciação e valor acrescentado. O Algarve é a principal região produtora de citrinos em Portugal.
O slogan escolhido para comunicar esta iniciativa é “Get the taste. Feel the sun”. Convida os consumidores a provar laranjas, tangerinas, clementinas ou limões produzidos no Algarve com condições de excelência: o solo e o clima são únicos da região algarvia onde há 365 dias de sol por ano. Estes citrinos têm o equilíbrio certo entre a doçura e a acidez, casca fina e brilhante e elevado teor de sumo. Com esta mensagem, pretende-se transmitir a experiência sensorial de degustar os Citrinos do Algarve IGP e associar o seu consumo a um estado de espírito positivo, à alegria e ao bem-estar que o sol proporciona.
A primeira ação de promoção acontece já nos próximos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, com a participação na Fruit Attraction, em Madrid. É uma das maiores feiras da Europa especializada em frutas, com milhares de visitantes e potenciais clientes.
“Este é um projeto de escala e ambição que vai colocar os Citrinos do Algarve IGP no mapa internacional. Estamos a abrir portas em mercados estratégicos e a reforçar a competitividade das empresas da região”, destaca José Oliveira, presidente da AlgarOrange.
A estratégia para os Citrinos do Algarve IGP está integrada no projeto Internacionalizar + Algarve 3.0 que, até dezembro de 2026, prevê o desenvolvimento de várias iniciativas de promoção na área agroalimentar, turismo, tecnologia, saúde e mar.
O projeto Internacionalizar + Algarve 3.0 – Promoção do Reconhecimento Internacional da Região do Algarve, é desenvolvido em Copromoção pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, pela AlgarOrange, pela Associação de Turismo do Algarve, pela Comissão Vitivinícola do Algarve, pela Região de Turismo do Algarve e pela Universidade do Algarve, beneficiando para o efeito do confinamento do Programa Regional ALGARVE 2030 | Portugal 2030 e da União Europeia.
Fonte: AlgarOrange