O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) regressa ao Brasil para promover uma série de masterclasses dedicadas ao vinho do Porto, dirigidas a profissionais no ativo e a futuros profissionais do setor. O vinho do Porto, uma das mais prestigiadas Denominações de Origem do mundo, e o Douro Vinhateiro, a mais antiga região demarcada e regulamentada, criada em 1756, estarão em destaque de 17 a 24 de setembro, com ações formativas nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. As sessões decorrem em instituições de referência na área da formação e do vinho no Brasil.
Estas ações são promovidas pelo IVDP, IP, cuja missão é certificar, controlar, defender e promover as Denominações de Origem Protegida (DOP) Porto e Douro. “O Brasil é um mercado estratégico e muito relevante para os vinhos da Região Demarcada do Douro, não só pela sua dimensão, mas também pelo perfil do consumidor, ávido por novas e enriquecedoras experiências. Esta iniciativa representa, por isso, uma excelente oportunidade para reforçar a valorização da DOP Porto”, afirma Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, IP.
Com um enfoque especial nos profissionais e nos alunos enquanto futuros prescritores, as formações decorrem em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Le Cordon Bleu e o SENAC, em ambas as cidades. As sessões serão conduzidas por Carlos Soares, Wine Educator do IVDP, IP que apresentará os diferentes estilos de vinho do Porto e as suas principais características, culminando numa prova de seis diferentes categorias que ilustram a qualidade e diversidade dos vinhos da região.
O objetivo principal passa por fomentar o conhecimento e o consumo do vinho do Porto junto de públicos estratégicos.
Fonte: IVDP