Em Entre Douro e Minho, área de mercado Resende, verificou-se uma descida da cotação da cereja à saída de estação (SE) categoria I calibre 24-26 caixa em 25%, dado o produto ter apresentado uma qualidade inferior.
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, a procura e a oferta de cereja foram altas, produto apresentou boa qualidade e as cotações tiveram uma subida para a cereja “Summit” SE categoria I em 17%.
Na área de mercado Alfandega da Fé, a oferta teve uma redução, produto apresentou boa qualidade e as cotações tiveram uma subida em 13% para as variedades “Summit”, Sunburst” e “Van” em 13%.
Na área de mercado Vilariça, teve início a campanha de produção e comercialização do pêssego “Polpa Amarela”.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, a procura de morango biológico diminuiu, devido sobretudo à concorrência de outras frutas biológicas da época. A cotação do morango biológico SE categoria I cuvete 500g teve uma descida em 10%. Foi efetuado um ajustamento de cotações de forma a estimular o consumo desta fruta. Na área de mercado Litoral Centro, a procura aumentou, a oferta foi menor, e a cotação do morango SE categoria II tamanho grado cuvete 500g teve uma valorização em 11%.
No Ribatejo e Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma subida da cotação do morango SE categoria II tamanho grado caixa em 25%. A oferta foi menor causada pelas altas temperaturas que afetaram a produção.
No Alentejo, área de mercado Odemira, verificou-se uma subida da cotação da framboesa SE categoria I cuvete 125g em 39%. Foi efetuada uma revisão das cotações, além de ter havido uma procura alta com oferta moderada.
No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização da melancia “Crimsonsweet” e “Sugar Baby”. Terminou a campanha de produção e comercialização do figo “Lampo Preto”, nectarina e pêssego “Polpa Amarela
Frutos Secos
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a cotação do pinhão não teve alterações.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações não tiveram alteração. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do
Alentejo, cotações estáveis.
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Frutos frescos e secos – 23 a 29 de junho de 2025