Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    better with

    Marca portuguesa de amêndoas Better With conquista distinção internacional

    tangerina

    Após chumbo ambiental, projeto de abacates em Alcácer do Sal dá lugar às tangerinas, num investimento de €67 milhões

    Área ardida antes dos incêndios da última semana era já três vezes superior a 2024

    helicóptero de incêndios céu azul

    Incêndios: Associação Zero quer avisos públicos sobre poluição do ar e inalação de fumos

    Grupo Interóleo

    Aceites Garrido se une al Grupo Interoleo

    zero logo

    Incêndios: ZERO alerta para falta de avisos à população que está a respirar partículas muito prejudiciais à saúde

    fogo chamas

    Distritos no interior norte, centro e sul em perigo máximo de incêndio rural

    vasco silva

    Prevenção de incêndios: acelerar a mudança – Vasco da Silva

    Altri entre as 500 empresas mais sustentáveis do mundo em 2025

  • Opinião
    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Cotações – Frutos frescos e secos – 21 a 27 de julho de 2025

    31/07/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 21 a 27 de julho de 2025

    31/07/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 21 a 27 de julho de 2025

    31/07/2025

    Altri entre as 500 empresas mais sustentáveis do mundo em 2025

    30/07/2025

    Como incentivar a limpeza de terrenos? “Pagar 100 euros por hectare de mato abaixo de 50 centímetros”

    30/07/2025

    Capacidade de absorção de CO2 nas florestas europeias em declínio – estudo

    30/07/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    better with

    Marca portuguesa de amêndoas Better With conquista distinção internacional

    tangerina

    Após chumbo ambiental, projeto de abacates em Alcácer do Sal dá lugar às tangerinas, num investimento de €67 milhões

    Área ardida antes dos incêndios da última semana era já três vezes superior a 2024

    helicóptero de incêndios céu azul

    Incêndios: Associação Zero quer avisos públicos sobre poluição do ar e inalação de fumos

    Grupo Interóleo

    Aceites Garrido se une al Grupo Interoleo

    zero logo

    Incêndios: ZERO alerta para falta de avisos à população que está a respirar partículas muito prejudiciais à saúde

    fogo chamas

    Distritos no interior norte, centro e sul em perigo máximo de incêndio rural

    vasco silva

    Prevenção de incêndios: acelerar a mudança – Vasco da Silva

    Altri entre as 500 empresas mais sustentáveis do mundo em 2025

  • Opinião
    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

    Filipe Corrêa Figueira

    Alqueva está em Seca

    Georgete Felix

    Simplificação ESG: retrocesso ou otimização? Que implicações para o setor agrícola?

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Cotações – Frutos frescos e secos – 21 a 27 de julho de 2025

    31/07/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 21 a 27 de julho de 2025

    31/07/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 21 a 27 de julho de 2025

    31/07/2025

    Altri entre as 500 empresas mais sustentáveis do mundo em 2025

    30/07/2025

    Como incentivar a limpeza de terrenos? “Pagar 100 euros por hectare de mato abaixo de 50 centímetros”

    30/07/2025

    Capacidade de absorção de CO2 nas florestas europeias em declínio – estudo

    30/07/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Sustentabilidade já influencia quase metade dos consumidores portugueses

por Agroportal
28-05-2025 | 15:19
em Últimas, Comunicados, Notícias cadeia alimentar
Tempo De Leitura: 2 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

49% afirma que já deixou de consumir uma marca por considerar as suas práticas insustentáveis ou prejudicais ao Ambiente.

Impacto ambiental (29%) e saúde (25%) lideram as prioridades dos consumidores portugueses.

62% dos inquiridos está disposto a pagar mais por produtos sustentáveis.

Num momento em que o planeta exige mudanças urgentes, o consumidor português começa a alinhar as suas escolhas com os princípios da sustentabilidade. De acordo com um estudo conduzido pela Product of the Year Portugal, a propósito do Dia Mundial do Ambiente, a sustentabilidade é já um fator determinante no momento da compra, com quase metade dos inquiridos (49%) a afirmar que já deixou de consumir uma marca por considerar as suas práticas insustentáveis ou prejudicais ao ambiente.

Questionados sobre o que significa “sustentabilidade”, os portugueses destacam o consumo consciente e responsável (23%) como o valor mais associado ao conceito, seguido pela preservação ambiental (21%) e pela redução de desperdício e reciclagem (19%). A utilização de energias surge com 14% seguido da responsabilidade social e ética empresarial com 11%.

No dia a dia, os consumidores demonstram a sua preocupação ambiental através da escolha de eletrodomésticos com eficiência energética (22%) assim como de produtos reutilizáveis ou com pouca embalagem (22%). A preferência por alimentos biológicos é valorizada por 16% dos inquiridos, seguido dos cosméticos naturais (15%) que reforçam a importância de um estilo de vida mais saudável e sustentável.

As principais razões que levam os portugueses a optar por produtos sustentáveis concentram-se no menor impacto ambiental (29%) e os benefícios para a saúde (25%). O estilo de vida consciente é igualmente relevante (23%) e a perceção de qualidade (10%) também se destaca, revelando um consumidor cada vez mais informado e exigente.

Embora 62% dos inquiridos esteja disposto a pagar mais por produtos sustentáveis, os mesmos admitem que esse valor extra deve ser razoável. Apenas 17% aceitaria pagar significativamente mais, enquanto 9% prioriza sempre o preço mais baixo.

A maioria dos inquiridos (60%) reconhece que houve mudanças no comportamento das marcas em Portugal, embora considere que são ainda insuficientes. Apenas 20% observa uma evolução significativa, enquanto 17% aponta para uma mudança demasiado lenta.

A maioria dos inquiridos (60%) acredita que a comunicação das marcas sobre sustentabilidade funciona, mas reconhece a existência de um excesso de greenwashing. E quando questionados sobre a qualidade dos produtos sustentáveis, 57% acredita que estes têm, em alguns casos, maior qualidade.

Fonte: Produto do ano

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

CCDR Centro promove curso sobre castas do Dão para valorizar património vitivinícola da região

Próxima Publicação

Ministro da Agricultura. “Se calhar pensam que os drones que temos ainda são aviões”

Artigos Relacionados

better with
Últimas

Marca portuguesa de amêndoas Better With conquista distinção internacional

31/07/2025
Últimas

Regional Rural – Adérito Machado – Vereador da C M de Cantanhede

31/07/2025
tangerina
Nacional

Após chumbo ambiental, projeto de abacates em Alcácer do Sal dá lugar às tangerinas, num investimento de €67 milhões

31/07/2025
Próxima Publicação
José Fernandes Cedida

Ministro da Agricultura. “Se calhar pensam que os drones que temos ainda são aviões”

Opinião

Dalila Vieira
Últimas

Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

por Dalila Vieira
27/07/2025

Ler mais
luis caixinhas
Últimas

As marcas das feiras: registar para proteger

por Luís Caixinhas
20/07/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

better with

Marca portuguesa de amêndoas Better With conquista distinção internacional

31/07/2025
zero logo

Incêndios: ZERO alerta para falta de avisos à população que está a respirar partículas muito prejudiciais à saúde

31/07/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une
Advertisement

Eventos

Julho 2025
STQQSSD
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31    
« Jun   Ago »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.