O projeto “Apadrinhaumaoliveira.org” organizou uma visita especial em Mouriscas (Abrantes), onde acolheu um grupo de padrinhos, madrinhas e pessoas da comunidade.
Cronograma da Visita
A jornada começou com a receção dos participantes junto m histórica Oliveira do Mouchão, onde decorreu uma breve apresentação do projeto e da equipa no terreno, acompanhado de um breve lanche. Foi também um momento de partilha: cada padrinho teve a oportunidade de se apresentar, contar como conheceu o projeto e o que o motivou a apadrinhar uma oliveira, árvores muitas vezes em risco de abandono, agora cuidadas e valorizadas graças ao envolvimento da comunidade.
De seguida o grupo partiu para um passeio pelo olival próximo m Oliveira do Mouchão, um exemplo vivo de recuperação de olivais tradicionais. A visita deu a conhecer o trabalho de recondicionamento agrícola realizado pela equipa de campo do projeto, com práticas sustentáveis e respeito pelo ecossistema local.
Aprender a arte da produção tradicional do azeite
Seguiu-se, uma visita m SIFAMECA, empresa ligada m história do azeite na região. Este momento foi dedicado m aprendizagem sobre os métodos tradicionais e atuais de produção de azeite, símbolo do património agrícola português, aqui o Sr. Evaristo Valente foi protagonista, elucidou os presentes acerca da importância de manter a tradição viva.
Foi preparada uma degustação de azeite onde se provou o azeite do projeto português com o azeite do projeto espanhol “Mi Olivo”. Esta prova contou com a presença de um membro da equipa do projeto “apadrinaunolivo.org”, Jaime Grimaldo.
O grupo almoçou “n’O Castiço”, restaurante local, onde os sabores da região estiveram em destaque. Esta pausa permitiu o convívio entre padrinhos, equipa “Apadrinhaumaoliveira.org” e elementos da comunidade.
Já durante a tarde, realizou-se um dos momentos mais emotivos do dia: a visita ms oliveiras apadrinhadas por cada participante. Foi uma oportunidade única de criar uma ligação mais profunda entre os padrinhos e as árvores que escolheram apoiar, valorizando o impacto real que cada gesto de apadrinhamento tem na preservação do olival tradicional.
A visita terminou com despedidas marcadas por abraços, sorrisos e o reforço do compromisso coletivo em proteger e valorizar este património agrícola e ambiental.
Uma visita para relembrar
Estas visitas são fundamentais para reforçar a ligação entre os padrinhos e a Apadrinhaumaoliveira.org. Permite-lhes ver, no terreno, o impacto do seu apadrinhamento na preservação do olival tradicional, na criação de emprego e na valorização da região. São também momentos de convívio e partilha entre pessoas com os mesmos valores, que ajudam a dinamizar o turismo e a economia local.
Fonte: Associação Apadrinha uma oliveira