No passado dia 21 de maio, Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, apresentou publicamente o projeto NutsbyPortugal. Este projeto, surge no âmbito da aprovação da candidatura do aviso MPr-2023-5, Internacionalização da PME— Projetos conjuntos.
O NutsbyPortugal visa dinamizar, e reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal, e nogueiral, através de um conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal, e em vários países.
O projeto tem a duração de 24 meses e inclui mercados como Espanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Dinamarca, Noruega Suécia, Grécia, EUA e Austrália.
Nestes mercados, as empresas, associadas da Portugal Nuts, irão participar e visitar certames da fileira do agroalimentar, promover ações de degustação e realizar reuniões B2B com potenciais clientes e compradores. Os futuros contactos empresariais também podem visitar as empresas produtoras, e processadoras, de frutos secos, através das ações inversas e de missões virtuais. Adicionalmente à comercialização dos produtos, o projeto prevê também a comercialização de subprodutos dos pomares, promovendo deste modo a agricultura, e economia, circulares.
A primeira iniciativa, a realizar no âmbito do projeto, decorrerá ainda no Verão de 2025, dando a conhecer de forma detalhada, e em formato virtual, o calendário das iniciativas e procurando recolher as manifestações de interesse, não só de empresas associadas, como de outras empresas da fileira.
O NutsbyPortugal dispõe já da imagem que será utilizada em toda a comunicação, e que corresponde aos frutos secos, produzidos no território nacional, coloridos com o azul e amarelo dos azulejos tão tipicamente portugueses.
Fonte: Portugal Nuts