Uma delegação da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) estará esta semana em Bruxelas para debater a reforma do setor e o próximo orçamento plurianual da União Europeia (UE).
No âmbito da visita, decorre na quarta-feira, no Parlamento Europeu, uma conferência sobre a agricultura no sul da Europa, organizada pela CAP e o eurodeputado Paulo Nascimento Cabral (PSD).
Na conferência participam também representantes de organizações de agricultores da Croácia, Espanha, França e Itália, bem como da Comissão Europeia.
Entre os temas em destaque estarão a escassez de água provocada pelas alterações climáticas, a necessidade de modernização dos sistemas de regadio, a distribuição injusta de valor na cadeia alimentar, o êxodo rural, a burocracia excessiva e as pressões do comércio internacional, segundo um comunicado da CAP.
A delegação da CAP – liderada pelo presidente da organização, Álvaro Mendonça e Moura – irá também reunir-se com o comissário europeu para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen.
A agenda deste encontro deverá incluir o próximo Quadro Financeiro Plurianual da UE (QFP 2028-2034) e a reforma da Política Agrícola Comum