Quando se inicia a discussão do novo quadro financeiro plurianual da União Europeia, as Jornadas de Trabalho da delegação da CAP em Bruxelas incluem a coorganização de sessão pública no Parlamento Europeu sobre o impacto que a nova POLÍTIC pode vir a ter para os países do Sul, com participação das confederações de Agricultores da Croácia, Espanha, França, Grécia e Itália.
Agenda contempla reuniões com o Comissário Europeu da Agricultura e Alimentação e com outros representantes das instituições europeias, além de um evento comemorativo dos 50 anos da Confederação, na Casa da CAP em Bruxelas.
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), com a colaboração do Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, vai organizar no próximo dia 14 de maio uma conferência no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sob o tema “A Agricultura nos Países do Sul da Europa”. O evento decorrerá entre as 9h00 e as 12h00 (hora de Portugal Continental) e será transmitido em direto, via webstream.
Esta iniciativa insere-se na deslocação da Direção da CAP a Bruxelas, que decorrerá entre 13 e 15 de maio, para dar cumprimento a uma intensa agenda de contactos institucionais, numa altura em que começa a ser debatidos o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP 2028-2034) e a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Dado o momento crucial para o futuro da Agricultura e do Mundo Rural na Europa, a delegação portuguesa irá dar a conhecer, junto das instituições europeias, os desafios e as especificidades próprias que os países do Sul enfrentam e que devem ser considerados nas discussões que agora se iniciam.
A conferência organizada pela CAP reunirá Eurodeputados, representantes de Organizações de Agricultores, decisores políticos e especialistas de seis países do sul da União Europeia – Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia – para debater os desafios sem precedentes que a Agricultura e o Desenvolvimento Rural enfrentam nesta região. Entre os temas em destaque estarão a escassez de água provocada pelas alterações climáticas, a necessidade modernização dos sistemas de regadio, a distribuição injusta de valor na cadeia alimentar, o êxodo rural, a burocracia excessiva e as pressões do comércio internacional. (consulte o programa completo, em anexo)
O programa das jornadas de trabalho da CAP em Bruxelas contempla uma audiência com o Comissário da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, além de visitas e reuniões de trabalho no Parlamento Europeu, no CESE – Comité Económico e Social e no COPA – Comité das Organizações Profissionais Agrícolas. Nestes fóruns, o Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, irá defender a importância da preservação da atual arquitetura da PAC, mantendo-a distinta de outros instrumentos comunitários: trata-se da única política verdadeiramente comum da União Europeia, tendo um papel crucial na promoção da sustentabilidade, da competitividade e da segurança alimentar em toda a Europa.
No âmbito da comemoração dos 50 anos da Confederação portuguesa, está também agendada uma receção comemorativa na Casa da CAP em Bruxelas.
Destaques da Agenda das Jornadas de Trabalho da CAP em Bruxelas
Dia 13 de maio
- 15.00h | Reunião de preparação das jornadas de trabalho, no Comité Económico e Social Europeu
- Rue Beliard 99\101 Bruxelles
- 16.00h | Visita oficial ao Parlamento Europeu
- Rue Wiertz 60, 1047 Bruxelles
- 17.00h | Reunião com o Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral
- 18.30h | Reunião de Trabalho no COPA – Comité das Organizações Profissionais Agrícolas sobre o orçamento da PAC
- Rue de Trèves 61, 1040 Bruxelles
Dia 14 de maio
- 10.00h | Sessão Pública “A importância da Política Agrícola Comum para os países do Sul da Europa”, organizada pela CAP, com a participação das delegações congéneres da Croácia, Espanha, França, Grécia e Itália
- Rue Wiertz 60, 1047 Bruxelles, Sala ANTALL 6Q1
- 16.00h | Reunião com o Comissário da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen
- Sede da Comissão Europeia – Edifício Berlaymont, Rue de La Loi 200, 1049 Bruxelles
- 18.30 | Receção comemorativa dos 50 anos da CAP, na casa da CAP
- Rue Sainte Gertrude 15, 1040 Bruxelles
As Jornadas de Trabalho da Direção da CAP encerram no dia 15 com visita à central Hortofrutícola da BelOrta e a uma exploração leiteira.