Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Público louvor e reconhecimento a Sara Cristina Leitão Pereira.

    vineyards river

    Monte da Bica investe 1,5 milhões em novo hotel e enoturismo

    Fenareg

    Água e Agricultura dominam defesa, alimentação e energia e estão no centro da segurança

    IFAP

    Doença da Língua Azul – Prorrogação do prazo para apresentação dos pedidos de apoio até 23 de maio

    ipma

    IPMA: Previsão especial – Celebração do dia 13 de maio

    Candidaturas a apoios de 9,9 ME face à língua azul e tempestade Kirk terminam hoje

    Grandes herbívoros das gravuras rupestres voltam ao Vale do Côa para restaurar a natureza e prevenir incêndios

    Várias regiões chinesas enfrentam seca após prolongada falta de precipitação

    Clima: Custo dos eventos extremos deixa de ser monitorizado nos EUA

  • Opinião
    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

    José Martino

    +Cereais, não obrigado!

    luis caixinhas

    A Importância das Marcas de Ferros para Cavalos no Setor Equestre

    Manuel Cardoso

    Os azeites de Trás-os-Montes e do Douro

    José Martino

    Água que Une

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Notícias CAP – abril 2025

    09/05/2025
    IFAP

    Doença da Língua Azul – Prorrogação do prazo para apresentação dos pedidos de apoio até 23 de maio

    09/05/2025

    Candidaturas a apoios de 9,9 ME face à língua azul e tempestade Kirk terminam hoje

    09/05/2025

    “Em Portugal tratamos muito mal a nossa floresta”

    08/05/2025

    Navigator apresenta resultados sólidos no primeiro trimestre de 2025, com vendas de € 529 milhões e EBITDA de € 116 milhões

    08/05/2025

    Mercado de Melhoramento Genético e plantas obtidas por CRISPR deverá valer 13,86 mil milhões de dólares até 2030

    08/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Público louvor e reconhecimento a Sara Cristina Leitão Pereira.

    vineyards river

    Monte da Bica investe 1,5 milhões em novo hotel e enoturismo

    Fenareg

    Água e Agricultura dominam defesa, alimentação e energia e estão no centro da segurança

    IFAP

    Doença da Língua Azul – Prorrogação do prazo para apresentação dos pedidos de apoio até 23 de maio

    ipma

    IPMA: Previsão especial – Celebração do dia 13 de maio

    Candidaturas a apoios de 9,9 ME face à língua azul e tempestade Kirk terminam hoje

    Grandes herbívoros das gravuras rupestres voltam ao Vale do Côa para restaurar a natureza e prevenir incêndios

    Várias regiões chinesas enfrentam seca após prolongada falta de precipitação

    Clima: Custo dos eventos extremos deixa de ser monitorizado nos EUA

  • Opinião
    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

    José Martino

    +Cereais, não obrigado!

    luis caixinhas

    A Importância das Marcas de Ferros para Cavalos no Setor Equestre

    Manuel Cardoso

    Os azeites de Trás-os-Montes e do Douro

    José Martino

    Água que Une

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Notícias CAP – abril 2025

    09/05/2025
    IFAP

    Doença da Língua Azul – Prorrogação do prazo para apresentação dos pedidos de apoio até 23 de maio

    09/05/2025

    Candidaturas a apoios de 9,9 ME face à língua azul e tempestade Kirk terminam hoje

    09/05/2025

    “Em Portugal tratamos muito mal a nossa floresta”

    08/05/2025

    Navigator apresenta resultados sólidos no primeiro trimestre de 2025, com vendas de € 529 milhões e EBITDA de € 116 milhões

    08/05/2025

    Mercado de Melhoramento Genético e plantas obtidas por CRISPR deverá valer 13,86 mil milhões de dólares até 2030

    08/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Manuel Cardoso

Storytelling

por Manuel Cardoso
26-11-2023 | 07:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Ler dá trabalho. Escrever, mais ainda. Ler e escrever, saber ouvir para saber contar, saber observar para poder descrever, ter conhecimento para o saber partilhar, são tudo processos de trabalhos culturais interrelacionados. Com o quê? Com o poder contar uma história. Uma história que seja credível, empolgante, capaz de mobilizar, de suscitar a vontade de, em boa parte por sua causa, se ter um determinado comportamento, um impulso de compra, um saciável e apreciável consumo. O storytelling, o honesto e autêntico storytelling. Que exige trabalho – ou não será capaz de ter qualquer um dos efeitos pretendidos.

A produção, comercialização e consumo de produtos agrícolas estão repletos de história. Tal como as empresas. De tal modo que qualquer DO ou IGP, qualquer artigo à procura de mercado em grande escala ou dum nicho por onde se possa escoar, associa no seu caderno de especificações ou no respectivo programa de marketing umas linhas de história que lhe confiram carácter ou que contribuam para despertar no consumidor a curiosidade e a adesão ao seu consumo.

De facto, a história que possa ser contada, a respeito duma empresa, dum processo ou dum produto, é muito importante e uma mais-valia quando chega o momento de se estar à mercê dos consumidores.

Há determinadas características e qualidades a considerar, para que a eficácia das linhas colocadas num rótulo, ou num site, ou numa ementa, ou numa candidatura de projecto, possa conferir essa mais-valia intrínseca ao produto ou ao projecto. As da credibilidade, autenticidade, solidez científica e conteúdo com qualidade literária são muito importantes, diríamos mesmo, essenciais. Para não falar desde já no estilo.

A credibilidade é o carácter do que pode ser verdadeiro ou do que é digno de confiança, enquanto a autenticidade é a qualidade do que é feito com verdade e sinceridade. Por isso, ser credível e autêntico devem ser os primeiros dos valores que uma história sobre um produto ou uma empresa deve inspirar. A solidez científica do que se afirma numa história é outro valor-base: qualquer deslize que não cumpra este critério, mais tarde ou mais cedo atingirá negativamente o produto ou a marca, fatalmente, como um boomerang. A qualidade literária, também. Sobretudo para o público mais instruído e culto, que é o que, uma vez fidelizado no seu consumo, mais tempo assegura que um artigo possa ter um long-selling, mais do que ser um fulgurante, mas breve, best-seller.

Há exemplos dos mais variados conteúdos de histórias sobre azeite, vinho, pão, bebidas, queijo, conservas, receitas regionais ou nacionais de pratos ou produtos, uma miríade de casos, que tanto podem ser analisados pela positiva como pela negativa. E sugiro um breve exame a cada um, que pode bem ser um auto-exame, ao que sobre qualquer coisa esteja afirmado num site, por exemplo: esta frase corresponde a que verdade? O que afirma é confiável? Terá sido escrita com uma primeira ou com uma segunda intenção? Cientificamente está correcta? É substantiva na afirmação ou está assente em adjectivos e advérbios de circunstância? Está gramatical e sintacticamente correcta? E o resto do texto? Parece redigido por IA ou copy/past ou são frases originais?

Finalmente, o estilo: a linguagem da mensagem é entendível sem esforço, é clara, correcta, harmónica com o idioma (terá de ser harmónico em português, em inglês, em francês, em castelhano, seja qual for o caso, sem os tiques duma tradução automática, habitualmente indicadores duma inspiração – para não dizer outra coisa – estrangeira…)?

O storytelling pode ser um excelente instrumento de marketing – ou a sua ruína, se não for bem feito. Não é um mero enfeite ou adereço para compor um folheto, um post, uma imagem colada a um produto. É algo que deve dar a conhecer e passar a fazer parte do valor patrimonial desse produto, imaterial e aparentemente intangível, mas que tanto pode promovê-lo e valorizá-lo no seu preço como, por outro lado, transformar-se num peso morto que não deixa que uma mercadoria ou que uma empresa sobressaia e se afirme.

Um bom storytelling rapidamente inspira a narrativa duma empresa – e torna-se parte do vocabulário dos seus agentes e da sua cultura como entidade.

O dinheiro gasto para se conseguir uma boa história para uma empresa, produto ou processo, é um investimento com retorno se para essa história houver uma boa investigação e pesquisa, seguida duma boa redacção do texto base, que servirá para marketing, para construção e conteúdo do site, para uso em rótulos ou em flyers de feira, para apresentações futuras. Uma boa história exige trabalho: de recolha e pesquisa, de leitura e escrita, de transformação da informação obtida em conhecimento, narrativa e cultura. Esse material, património da marca, servirá mais tarde para construir mensagens, ser lastro dos conteúdos com que se fará marketing e promoverá a valorização do produto e da empresa. Até a gente do design utilizará um bom storytelling para o transformar em arte e comunicar com os públicos mais vastos e captadores do intuitivo.

Há marcas e produtos portugueses que praticam tudo o que vai neste artigo e de forma brilhante. Têm contribuído para a história ao mesmo tempo que se mantêm no mercado e ganham dinheiro com a reputação e sustentabilidade cultural que granjearam para o seu nome e fama. Mas há outras que nada fazem para sair do oblivion. Ou fazem o errado e não evoluem. E perdem dinheiro por isso. Deveriam investir em storytelling.

Manuel Cardoso

Consultor e escritor, ex Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, 2011-2018; ex Vice-Presidente do IVV, 2019-2021

Futuros dos Vinhos em Portugal – Manuel Cardoso

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Dia Mundial da Oliveira – 26 de novembro

Próxima Publicação

Bajadas mínimas en los precios del porcino de capa blanca

Artigos Relacionados

Últimas

Público louvor e reconhecimento a Sara Cristina Leitão Pereira.

09/05/2025
Newsletters

Notícias CAP – abril 2025

09/05/2025
vineyards river
Nacional

Monte da Bica investe 1,5 milhões em novo hotel e enoturismo

09/05/2025
Próxima Publicação

Bajadas mínimas en los precios del porcino de capa blanca

Opinião

António Lopes Dias
Últimas

Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

por António Lopes Dias
08/05/2025

Ler mais
Jose Mesquita Milheiro
Últimas

Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

por José Mesquita Milheiro
04/05/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Público louvor e reconhecimento a Sara Cristina Leitão Pereira.

09/05/2025
Fenareg

Água e Agricultura dominam defesa, alimentação e energia e estão no centro da segurança

09/05/2025
Advertisement

Eventos

Maio 2025
STQQSSD
    1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
« Abr   Jun »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.