500 mil euros de financiamento para «Condomínio de Aldeias» em 11 municípios

500 mil euros de financiamento para «Condomínio de Aldeias» em 11 municípios

São hoje assinados os contratos de apoio aos projetos “Condomínio de Aldeias – Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta”, entre o Fundo Ambiental e 11 municípios. No evento, presidido pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, estará também presente o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Cada um dos 11 municípios beneficiários (Monchique, Góis, Ansião, Oleiros, Proença-a-Nova, Penela, Silves, Lousã, Alvaiázere, Vila Nova de Poiares e Sertã) receberá até 50 mil euros, num montante total de financiamento de 503 mil 293 euros.

Inserido na Estratégia Nacional para as Florestas do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o projeto-piloto “Condomínio de Aldeias” pretende assegurar a gestão de combustíveis à volta de aglomerados populacionais, em áreas de grande densidade florestal e de elevado número e dispersão de pequenos lugares, com maiores níveis de exposição às consequências de incêndios rurais.

As propostas dos projetos financiados incluem, entre outras intervenções, a reconversão florestal à volta dos aglomerados populacionais para outros usos, desde que naturais ou seminaturais, incluindo: pomares, zonas de pastagem extensiva, prados, parques ou jardins bio diversos, clareiras.

Comente este artigo
Anterior PS/Madeira dstaca importância de redução de imposto sobre o rum, aguardente e licores
Próximo Eurodeputados retiram apoios à criação de touros bravos para fins tauromáquicos

Artigos relacionados

Comunicados

PDR2020: Jovens Agricultores – PORTARIA 49/2021: Reapreciação de decisões de indeferimento proferidas

Tendo em atenção a publicação e entrada em vigor da Portaria n.º 49/2021, de 4 de março, as decisões de indeferimento […]

Últimas

“O necessário reconhecimento da Agricultura Familiar” – Alfredo Campos

É hoje generalizada a necessidade de implementar sistemas produtivos e alimentares alternativos aos agora dominantes. Isso prova que o sistema produtivo industrializado, das últimas décadas – intensivo, deslocalizado […]