PS/Madeira dstaca importância de redução de imposto sobre o rum, aguardente e licores

PS/Madeira dstaca importância de redução de imposto sobre o rum, aguardente e licores

O presidente do PS/Madeira considerou hoje que a redução do imposto sobre o rum agrícola, a aguardente e os licores regionais contribui para o aumento dos rendimentos no setor, a competitividade dos produtos regionais e a promoção da ilha.

“O rum agrícola é um ativo muito importante para a própria agricultura e para os rendimentos que possibilita para as famílias madeirenses, criando também emprego nesta área”, afirmou Paulo Cafôfo no decorrer da visita que o grupo parlamentar do PS na Assembleia da Madeira efetuou hoje ao engenho do Porto da Cruz, no concelho de Machico.

Na ocasião, o deputado salientou a importância de o Orçamento do Estado para 2021 determinar a redução “em 50% das taxas de imposto sobre as bebidas produzidas na Madeira e nos Açores, nomeadamente o rum agrícola, as aguardentes e os licores.

Para Paulo Cafôfo, “esta medida irá tornar o produto mais competitivo”.

“Temos aqui uma oportunidade de escoar e de promover esta excelência que é o rum agrícola da Madeira, mas também de promover a própria ilha e aqueles que são os produtos que nos distinguem no mercado global, que é muito competitivo, mas que não tem produtos com esta qualidade como os nossos”, argumentou.

O deputado ainda falou do “trabalho excecional” desenvolvido por aquela unidade produtiva na freguesia do Porto da Cruz, realçando a sua importância para o setor agrícola regional, visto “conjugar o fabrico de produtos de excelência com a atratividade turística”.

O também líder socialista insular apontou existirem “problemas associados a esta produção, nomeadamente, os custos acrescidos com os transportes, as parcelas reduzidas, a nossa pequena escala e os custos com o engarrafamento”.

Nesta iniciativa, o grupo parlamentar esteve acompanhado pelo executivo camarário de Machico, governado pelo socialista Ricardo Franco.

Comente este artigo
Anterior "Inteligência" de Lisboa apoia gestão de vinhos no Douro
Próximo 500 mil euros de financiamento para «Condomínio de Aldeias» em 11 municípios

Artigos relacionados

Comunicados

Syngenta apresenta inovação e sustentabilidade na cultura do milho em pivot demonstrativo na Agroglobal

Syngenta prepara pivot demonstrativo de milho nos campos da Agroglobal, em Valada do Ribatejo, com tecnologias inovadoras e sustentáveis para a cultura, em […]

Comunicados

Representantes da ADACO, da CNA, da AMAVIM, e da Comissão Inter-Concelhos na audiêcia da DRAPC

Comissão dos afetados pelos incêndios em 2017, vai reunir com DRAPC para saber respostas ao caderno de reclamações, entregue no dia 28 de Novembro
Até hoje, […]

Dossiers

Avisos Agrícolas 23/06/2021: Vinha, Mirtilos, Pomóideas, Nogueira, Batateira e Tomateiro

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura que tem por finalidade emitir avisos agrícolas. […]