36ª Ovibeja com “Todo o Alentejo deste Mundo” em resposta a novos desafios

36ª Ovibeja com “Todo o Alentejo deste Mundo” em resposta a novos desafios

Espaço de diálogo e de inovação, a 36ª Ovibeja, a decorrer de 24 a 28 de Abril de 2019, desafia para a abordagem conjunta à problemática das alterações climáticas, já está a receber inscrições para o 9º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, já está a receber inscrições e manifestações de interesse para expositores e já tem o Secretariado a funcionar em pleno.

O papel inovador da Ovibeja vai ser colocado à prova na abordagem de um tema que está na ordem do dia: as alterações climáticas e os contributos, à luz do conhecimento e da inovação, sobre a sua mitigação e reversão. O papel dos agricultores é fundamental, enquanto guardiões da biodiversidade – valor fundamental da sua atividade – na proteção do espaço rural, na criação de condições que salvaguardem o equilíbrio entre a atividade produtiva e a proteção do meio ambiente. Mas cabe a todos, sem exceção, o delicado papel de contribuir para a construção de um planeta mais sustentável e limpo.

Quando cada um de nós se senta à mesa tem atrás de si um longo percurso de produção, transformação e distribuição dos produtos alimentares. Na base estão os agricultores com a delicada tarefa de responder aos desafios de produzirem mais e melhor. A população mundial está a aumentar e é por isso necessário aumentar a produção e a eficiência.

Como fazer? A Comissão Organizadora da Ovibeja está a desenvolver parcerias de cooperação e a convidar especialistas, nacionais e internacionais, para abordagem multidisciplinar do tema. Investigadores, agrónomos, geógrafos, estudantes, agricultores, entre peritos de muitas outras áreas de saber e de trabalho, vão participar em colóquios, seminários, workshops, apresentar estudos, debater, revelar exemplos de mais-valias do trabalho em rede, à escala regional, nacional, ibérica e a um nível ainda mais alargado a nível internacional.

Internacional é também o 9º Concurso de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, um dos melhores do mundo, que já tem abertas as inscrições para lotes de azeites provenientes de produtores individuais, sociedades olivícolas, lagares, cooperativas e grupos empresariais dos diversos países produtores. Competitividade e Internacionalização são vetores apontados pelos organizadores – a ACOS em parceria com a Casa do Azeite – como estímulo à cultura de excelência dos azeites nacionais.

A Ovibeja, uma das mais importantes feiras agrícolas do nosso país, tem cada vez mais demonstrações de interesse por parte de empresas nacionais e, em crescendo espanholas, para a divulgação dos seus produtos e serviços. O Secretariado já está a funcionar em pleno para prestar informações sobre condições de participação e envio da documentação necessária à tomada de decisão. Mais informações em www.ovibeja.pt ou ovibeja@acos.pt.

A organização da 36ª Ovibeja é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Para os interessados em participar na Ovibeja os contactos telefónicos são os seguintes: 284 341 087 | 962 297 254.

→Consulte mais informações aqui←ovibeja

 

Comente este artigo
Anterior InCeres promove Webinar “Big Data no agro: o que você precisa saber”
Próximo Oferta de Emprego - Eng. Produção Animal

Artigos relacionados

Comunicados

Negotiations for the EU Budget *Monthly News* April 2019

Farm Europe is a think tank that aims to stimulate thinking on rural economies in the European Union. The think tank focuses on all policy areas that impact on rural business with a strong emphasis on agriculture and food policies, […]

Comunicados

100 European geographical indications set to be protected in China

The EU and China agreed today to formally publish a list of two hundred European and Chinese geographical indications -100 from each side- that will be considered for protection through a bilateral agreement to be concluded in 2017. […]

Últimas

Pagamento das Ajudas do Pedido Único – Informação aos beneficiários

Informam-se os beneficiários das ajudas M7.1 – Agricultura biológica, M7.2 – Produção Integrada e M7.4 – Conservação do solo que o pagamento do adiantamento no valor de 85% terá lugar no final da próxima semana. […]