Depois de uma primeira edição de sucesso em 2023, o Do(C)ôa está de volta!
Um festival de curtas-metragens ambientais/de natureza, que tem por objetivo promover, exibir e premiar obras audiovisuais em curta-metragem e/ou documentário, com foco em questões ambientais/ de natureza, produzidas em qualquer parte do país (Portugal), além de existir também a possibilidade ao longo de cada ano/edição se promoverem ações e atividades paralelas relacionadas ao tema. O grande objetivo é promover os valores naturais, ecológicos, culturais e ainda a promoção ambiental e turística do Grande Vale do Côa.
Este festival é organizado pela Rewilding Portugal pelo segundo ano consecutivo, este ano em parceria com mais duas entidades de grande renome no setor: a Fundação Côa Parque e a Portugal Film Commission.
As secções competitivas do Do(C)ôa – Nature Film Festival são abertas a filmes e documentários, com a duração máxima de 30 minutos e produzidos depois de 2020, produzidas por realizadores/produtores de qualquer lado do mundo. Os filmes já podem ter sido premiados em outros festivais, desde que os festivais permitam a sua submissão a novos festivais.
Vai ser premiado o Melhor Realizador sem qualquer limitação de idade, que irá receber 1.000 euros de prémio e o Melhor Realizador Jovem (até 30 anos de idade) que recebe 500 euros de prémio. Ambos os vencedores recebem ainda um cabaz de merchandising e informação da organização e do festival. Podem ainda ser atribuídas menções honrosas. O júri vai ser composto por 4 elementos: um membro da Rewilding Portugal, um membro da Fundação Côa Parque e um membro da Portugal Film Commission, e ainda uma personalidade do meio cinematográfico e ambiental de reconhecido mérito.
A inscrição das obras a concurso deverá ser efetuada online até 22 de Agosto de 2024, através do preenchimento do seguinte formulário. A seleção dos finalistas que vão participar na mostra final de cinema do festival será tornada pública até ao dia 1 de outubro de 2024, com a mostra final a acontecer em Vila Nova de Foz Côa, no Museu do Côa, em data ainda a definir. É nessa mostra final que vão ser anunciados os dois grandes vencedores do festival.