Por ocasião da efeméride dos duzentos anos do nascimento do Prof. João Ferreira Lapa, efetuou-se, no dia 27 de Dezembro, a evocação da sua memória junto à sua estátua erigida em 1917, nas imediações do Edifício Principal. Estiveram presentes o Prof. Rui Caldeira, Presidente da Faculdade de Medicina Veterinária, a Prof.ª Ana Paula Ramos e a Profª Fátima Lorena de Oliveira, Presidente e Vice-Presidente da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, respetivamente, bem como alguns docentes, investigadores, funcionários técnicos e administrativos e o Presidente do ISA, Prof. António Guerreiro de Brito.
O Prof. João Ferreira Lapa, nasceu em 27 de Novembro de 1823, diplomou-se pela Escola Médico-Veterinária Militar em 1845 e, nesse mesmo ano, iniciou a docência de Anatomia e Fisiologia Comparada. Em 1855, após a fusão da Escola Médico-Veterinária com o Instituto Agrícola de Lisboa, iniciou a lecionação de Noções de Física, Química e Meteorologia Aplicada a Agricultura. Para além dessas unidades curriculares, outras foram lecionadas ao longo de vários anos, com progressiva enfase na área da Tecnologia Alimentar.
O Prof. Ferreira Lapa foi uma figura ímpar, com obra pedagógica e intervenções públicas notáveis e muito diversas. Vale a pena ler a evocação efetuada pelo Prof Mendes Ferrão na hiperligação:
https://www.isa.ulisboa.pt/files/id/ferreira-lapa/Ferreira_Lapa-Prof_Jose_Mendes_Ferrao.pdf
O artigo foi publicado originalmente em Instituto Superior de Agronomia.