A Zero Desperdício lança um apelo à comunidade retalhista, restauração, cafetaria, hotelaria e afins. O movimento continua a precisar de recolher excedentes alimentares e produtos de higiene pessoal para distribuir pelas pessoas mais carenciadas. Basta contactar a Zero Desperdício ou fazer a entrega nas juntas de freguesia.
Face às actuais e extraordinárias circunstâncias, a associação DARiAcordar confronta-se com enormes dificuldades de funcionamento na sua Rede Zero Desperdício. A Zero Desperdício apoia diariamente milhares de idosos, crianças e famílias carenciadas, e encontra-se sem capacidade de resposta em termos de bens alimentares e materiais de protecção individual.
Produtos mais solicitados
Entre os produtos mais solicitados pela comunidade beneficiária encontram-se os alimentos frescos (lacticínios, legumes e frutas, carne e peixe por confeccionar) refeições confeccionadas frescas, mas também alimentos embalados e enlatados (azeite, massa, arroz, grão e o feijão, conservas, farinhas e papas infantis, entre outros).
À Zero Desperdício, chegam também muitos pedidos de produtos de higiene pessoal (fraldas para idosos e crianças, entre outros), de limpeza doméstica (lixívia e detergentes) e de protecção individual (máscaras, gel desinfectante e termómetros).
O movimento pede a todas as empresas e entidades que operam nos sectores de alimentação e produção deste tipo de produtos de higiene que façam chegar informação das disponibilidades por forma a fazê-los chegar às pessoas carenciadas, através das instituições de solidariedade locais, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais que estão disponíveis para o fazer em todo o País, e que são os braços Zero Desperdício no terreno.
Podem também indicar os produtos e quantidades doadas, através do contacto e-mail ou telefónico: geral@zerodesperdicio.pt, 911054285, 912410818.
Zero Desperdício
A Equipa Zero Desperdício continua a funcionar com todas as suas capacidades e ferramentas de gestão para os que ainda possam e queiram manter as doações e recolhas. Está também disponível para apoiar processos de redistribuição de outros bens e produtos que sobrem de um lado e façam falta noutro.
A Zero Desperdício é um movimento de cidadania que assenta nos princípios da economia circular, social e sustentável, da DARiAcordar — Associação para a Recuperação de Desperdício, fundada em 2011 que tem como visão evitar o resíduo/desperdício.
Diariamente por intermédio do programa Zero Desperdício são canalizados bens a milhares de pessoas e famílias pelas IPSS, ONGs, Juntas de Freguesia e outros actores locais, através da recuperação e distribuição de várias toneladas de comida e de outros bens essenciais sobrantes.
Agricultura e Mar Actual