Vinte albufeiras com valores de água acima dos 80% do volume total

Vinte albufeiras com valores de água acima dos 80% do volume total

Vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total. A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto 16 apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH).

No último dia do mês de dezembro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 11 bacias hidrográficas e descida em uma. As bacias do Sado (32,3%) e do Barlavento (33,1%) eram as que apresentavam no final de dezembro menor disponibilidade de água, seguido de Mira (49,4%) e Oeste (50,5%).

De acordo com os dados do SNIRH, as bacias do Ave (93,9%), Tejo (88,5%), Douro (86,6%), Lima (86,1%), Cávado (83,1%), Mondego (75,2%), Guadiana (65,8%) e Arade (53,6%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de dezembro. Os armazenamentos de dezembro de 2019 por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de dezembro (1990/91 a 2018/19), com exceção para as bacias do Sado, Ribeiras do Oeste, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

O artigo foi publicado originalmente em Observador .

Comente este artigo
Anterior Pagamentos dezembro 2019
Próximo Publicação CULTIVAR – GPP disponibiliza Base de Dados de pesquisa

Artigos relacionados

Internacional

CRISPR-edited wheat cuts immune response in ‘gluten-sensitive’ patients by 85%, new study shows

[Fonte: GLP] Approximately one person in 100 has celiac disease, which means for them eating gluten is risking diarrhea, […]

Sugeridas

Vinha e vinho no centro da Feira Nacional de Agricultura 2019

“Vinha e Vinho” constitui o tema central da 56.ª Feira Nacional de Agricultura/66.ª Feira do Ribatejo, que decorre de 8 a 16 de Junho nas instalações do Centro Nacional de Exposições (Cnema), […]

Nacional

Engaço de uva. Uma ajuda na cura de feridas do pé diabético

Estudo da UTAD revela potencialidades do engaço de uva na cura de feridas do Pé Diabético.
Um estudo feito por investigadores do CITAB, […]