Vinte albufeiras com valores de água acima dos 80% do volume total

Vinte albufeiras com valores de água acima dos 80% do volume total

Vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total. A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto 16 apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH).

No último dia do mês de dezembro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 11 bacias hidrográficas e descida em uma. As bacias do Sado (32,3%) e do Barlavento (33,1%) eram as que apresentavam no final de dezembro menor disponibilidade de água, seguido de Mira (49,4%) e Oeste (50,5%).

De acordo com os dados do SNIRH, as bacias do Ave (93,9%), Tejo (88,5%), Douro (86,6%), Lima (86,1%), Cávado (83,1%), Mondego (75,2%), Guadiana (65,8%) e Arade (53,6%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de dezembro. Os armazenamentos de dezembro de 2019 por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de dezembro (1990/91 a 2018/19), com exceção para as bacias do Sado, Ribeiras do Oeste, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

O artigo foi publicado originalmente em Observador .

Comente este artigo
Anterior IFAP: Pagamentos dezembro 2019
Próximo Publicação CULTIVAR – GPP disponibiliza Base de Dados de pesquisa

Artigos relacionados

Últimas

Agricultores do Baixo Alentejo: Reitor de Coimbra “está a ensinar o quê? O fundamentalismo? A imprecisão?”

A FAABA — Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo “reclama ética e honestidade intelectual em defesa do sector agrícola”. […]

Últimas

Real Companhia Velha inaugura ‘Carvalhas Terrace’ no Douro


Para a Real Companhia Velha, o ano de 2018 foi de uma grande novidade e investimento no que toca ao enoturismo, […]

Internacional

Producing 69% of the world’s production, the EU is the largest producer of olive oil

The European Union is the first producer, exporter and consumer of olive oil in the world. However, due to its high economic value […]