Os Municípios da Mealhada, de Anadia e de Oliveira do Bairro vão ser palco da competição VinoEuro 2024 Portugal, que irá decorrer entre 22 e 25 de maio de 2024, numa organização da União das Seleções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos e da Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal. A competição conta com a participação de oito países: Portugal, Itália, Suíça, Hungria, Eslovénia, República Checa, Áustria e Alemanha.
Este é um evento em que as equipas de futebol são maioritariamente constituídas por vitivinicultores e que procura mostrar como o “vinho e o futebol podem ultrapassar todas as barreiras linguísticas, sociais e culturais”, tendo a capacidade de “contribuir para uma Europa livre, pacífica e amigável”.
Os encontros de futebol vão decorrer nos três concelhos, sendo que os jogos das meias-finais decorrem na Mealhada e em Oliveira do Bairro. A final do VinoEuro 2024 irá realizar-se no Estádio Municipal de Anadia. A organização prevê a presença de cerca de 250 participantes, oriundos dos oito países.
O sorteio dos jogos vai acontecer no próximo dia 28 de outubro, pelas 15h, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, onde estarão presentes representantes das oito seleções e outras personalidades ligadas ao mundo do futebol nacional. Portugal e República Checa serão os cabeças de série dos grupos.
A primeira competição do VinoEuro realizou-se em 2018, na sequência da criação da União das Seleções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos, com sede na Universidade Hochschule Geisenheim, na Alemanha. O evento realiza-se a cada dois anos, tendo a última edição decorrido, em 2022, na República Checa.
“Este é mais um evento que nos afirma, enquanto Município e região, em diversas vertentes, nomeadamente no desporto, no turismo e na enologia e gastronomia. Esperamos que estes cerca de 250 participantes e suas famílias levem a melhor das impressões da Bairrada – e do nosso país – para as suas terras”, sublinha Ricardo Santos, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Mealhada.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.