Viniportugal prop�e estratégia de marketing até 2010 Sector do Vinho prepara investimento de � 3 milhões para conquistar mercados do Reino Unido e dos EUA
Em Sessão pública realizada a 19 de Fevereiro no Porto, para Apresentação do Relatério Porter 2 sobre o Sector do Vinho Portugu�s, a Viniportugal apresentou os seguintes objectivos:
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Aumentar para � 100 milhões as exporta��es para os dois mercados até 2010
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Aposta nos tintos super-premium para garantir uma categoria de vinhos Portugal
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Meta de �1000 milhões de factura��o em 2010 para o sector do vinho portugu�s
A exportação de vinhos portugueses para os mercados britúnico e dos EUA beneficiar� de um potencial de crescimento muito significativo nos próximos anos se forem concretizadas as ac��es de promo��o correctas junto dos distribuidores e consumidores – conclui um estudo de estratégia e marketing sobre o sector do vinho encomendado pela Viniportugal � Monitor Group, prestigiada empresa de consultoria dirigida pelo Prof. Michael Porter, da Harvard University, que j� em Maio de 2003 apresentara um primeiro estudo sobre a viabilidade e a competitividade do cluster do vinho portugu�s.
De acordo com os dados deste "Porter 2 – Estudo de Estratégia e Marketing – Sector do Vinho 2010", que analisou a receptividade ao vinho portugu�s dos mercados e dos consumidores do Reino Unido, dos Estados de Nova Iorque e da Florida, nos EUA e, da Alemanha, será expect�vel aumentar o volume total de neg�cios do sector do vinho em Portugal para os � 1000 milhões até 2010, contra os � 757 milhões registados em 2002, isto gra�as �s boas perspectivas de crescimento das exporta��es para os mercados britúnico e norte-americano, que naquela data se prev� venham a ultrapassar os � 100 milhões.
Aposta nos tintos super-premium
Para concretizar na pr�tica as m�ltiplas propostas de actua��o estratégica definidas no ambito do estudo agora divulgado, a Viniportugal prop�e-se investir j� em 2004, cerca de � 3 milhões na promo��o dos vinhos nacionais nos mercados britúnico, da Florida e de Nova Iorque, tendo por objectivo primordial aumentar o reconhecimento do produto junto dos principais canais de distribui��o e de um n�mero crescente de consumidores. As diferentes categorias de distribuidores e os v�rios grupos espec�ficos de consumidores tidos como alvos preferenciais j� se encontram perfeitamente definidos pelos autores do estudo em cada mercado.
Segundo a estratégia delineada pelos especialistas da Monitor Group e validada pela Viniportugal, que se pretende indicadora para a actua��o das entidades oficiais e das empresas portuguesas do sector, a aposta nestes mercados externos, sem d�vida aqueles que revelam uma maior abertura e apet�ncia relativamente aos nossos vinhos, dever� iniciar-se pela promo��o dos tintos super-premium, com pre�os vari�veis entre os 9.99 e os 14.99 d�lares para os EUA e as 4.99 e as 9.99 libras para o Reino Unido, considerados aqueles que melhor corresponder�o aos anseios da procura existente.
Assegurado o aumento da penetra��o desta categoria de tintos e o reconhecimento de uma marca Portugal pelos consumidores, estar�o abertas as portas � exportação para estes mercados de outros produtos do variado portfolio de vinhos nacionais, nomeadamente os brancos e ros�, sendo de destacar a previs�vel boa aceita��o que o Vinho Verde merecer� no mercado da Florida.
Tr�s passos e dez ac��es
De facto, o estudo agora apresentado prev� tr�s passos cruciais para o desenvolvimento da estratégia de implantação dos vinhos portugueses nos mercados britúnico e dos EUA, a saber: até final de 2005, dever� ser superada a actual situa��o de quase total desconhecimento dos vinhos nacionais e criada uma marca forte e positiva; até final de 2006, importar� implantar uma categoria Portugal com presença assegurada nos pontos de venda e capaz de abrir caminho � divulga��o do nosso rico portfolio de vinhos; finalmente, até 2010 dever� ser aproveitado o crescente reconhecimento dos vinhos portugueses para aumentar o volume de vendas e as margens de comercializa��o, apostando-se em produtos de nível. e qualidade superiores.
Para garantir o sucesso deste plano de incremento das exporta��es dos vinhos portugueses, o estudo realizado prop�e uma listagem de uma dezena de ac��es concretas que passam pela concentra��o de esfor�os de todo o sector na promo��o dos produtos nos mercados seleccionados; pela escolha criteriosa dos canais de distribui��o e dos públicos-alvo; pelo recurso aos media e aos eventos de divulga��o mais apropriados; pela exalta��o dos temas promocionais mais apelativos, como a riqueza da Cultura e da Hist�ria de Portugal ou a utiliza��o de m�todos ancestrais de vinifica��o; e pela utiliza��o da imagem mais consent�nea com o gosto dos consumidores, seja no design da garrafa e do r�tulo, seja em todos os materiais promocionais.
A Viniportugal disponibiliza pois este estudo como mais uma ferramenta de vital import�ncia para o desenvolvimento do sector do vinho, consciente de que, conforme tem sustentado o ministro da Agricultura em sucessivas interven��es, a exportação � a sa�da capaz de melhor assegurar o futuro e o sucesso do cluster do vinho portugu�s.
Feito o diagn�stico, a Viniportugal está empenhada em avan�ar para o terreno e em concretizar as propostas contidas neste estudo "Porter 2", acreditando poder contar com a colabora��o e apoio de todas as entidades públicas e privadas de alguma forma ligadas ao sector.
VINIPORTUGAL
A ViniPortugal foi criada em 1997 e � uma associa��o inter-profissional que tem como objectivo a promo��o do vinho, no país e no estrangeiro, particularmente nos mercados externos para os quais Portugal j� exporta, ou nos quais os seus vinhos t�m grande tradi��o.
A ViniPortugal agrupa associa��es, federa��es de associa��es e organizações de profissionais ligadas � produ��o e ao com�rcio, com reconhecida representatividade no sector vitivin�cola. Integram a Associa��o os comerciantes (ANCEVE e ACIBEV), os produtores e viticultores (FENAVI e FEVIPOR), as cooperativas (FENADEGAS), as regi�es demarcadas (ANDOVI), os destiladores (AND), o Estado (IVV) e, em representa��o dos agricultores, a CAP.
A sua actividade � financiada por uma parte da verba que o IVV cobra a todos os produtores que certificam vinho e/ou vinagres e � destinada � promo��o. O or�amento disponível. �, assim, vari�vel, uma vez que o seu montante depende das certifica��es que o IVV leva a efeito.
MONITOR GROUP
A Monitor Group � uma empresa de consultoria estratégica global. A empresa foi fundada em 1983 pelos professores Michael Porter e Mark Fuller, da Universidade de Harvard, com a finalidade de aplicar conceitos de vantagem competitiva desenvolvidos na Faculdade de Gestáo dessa mesma instituição universit�ria.
Hoje, a Monitor mant�m a sua sede em Cambridge, Massachussetts, e emprega mais de mil pessoas em escrit�rios em todo o mundo. A sede da empresa na Europa � em Londres, a partir da qual coordena uma network de 13 escrit�rios. A Monitor tem prestado serviços de consultoria a governos nacionais e a empresas das mais conceituadas do mundo. Recorde-se, a prop�sito, que j� em 1993 Porter tinha elaborado um relatério sobre a economia portuguesa, encomendado pelo Governo de Cavaco Silva, e no qual o sector do vinho surgia como um dos clusters nacionais com maior potencial.
A Monitor � �nica entre as consultoras de estratégia, pois resulta de um grupo de empresas que reunem especialistas de variadas áreas de neg�cio, no sentido de ajudar a resolver os desafios e problemas mais cr�ticos dos seus clientes numa perspectiva integrada. As empresas do grupo são especializadas em gestáo, estratégia corporativa e organizacional; o Monitor Investment Bank � especializado em fus�es, aquisi��es e investimento de capital; e a Monitor Clipper Partners gere um fundo de private equity de $750 milhões, que investe associando-se a clientes da Monitor ou em oportunidades ligadas a áreas em que desenvolveu conhecimentos espec�ficos.
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