O tinto Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21 2019, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro, é o vinho do ano de 2023 no concurso organizado pela ViniPortugal.
Entre as 1385 referências de vinho inscritas no 10.º Concurso Vinhos de Portugal, o Grande Júri premiou 423 vencedores, com 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata. Acima de todos ficou o tinto Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21 2019, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro. Um vinho muito especial que, desde que começou a ser produzido em 2005, foi amealhando prémios nacionais e internacionais. A parceria certa entre conhecimento humano e natureza?
“Um grande vinho nasce mesmo da parceria certa”, assume Luísa Amorim, administradora responsável pelo negócio de vinhos do Grupo Amorim, proprietário da Quinta Nova e da Taboadella (Dão). “A qualidade não é mesmo obra do acaso. Este grande reconhecimento vem, uma vez mais, confirmar que vale a pena fazer sempre melhor”, refere a especialista em vinhos e em vitivinicultura.
Este vinho, que por inerência ganhou também o prémio de Melhor Tinto de Lote, surgiu de uma pequena grande revolução levada a cabo no Douro nos anos 1970. Foi na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Covas do Douro, que decorreu o primeiro estudo para a plantação mono-varietal na região.
De acordo com informações da empresa, foi em conjunto com o Ministério da Agricultura, e através do Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro, que, entre 1979 e 1981, se escolheram na Quinta Nova as melhores exposições solares para o estudo de plantação de três castas: Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca.
A […]