Assembleia Geral da Cervejeiros de Portugal elegeu Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group, para a presidência da associação no triénio 2023-2025. Na mesma Assembleia entraram oficialmente 4 novos associados, perfazendo um total de 20 produtores e microprodutores de cerveja.
O Super Bock Group passou a ocupar a presidência da Cervejeiros de Portugal, a associação que reúne os produtores de cerveja nacionais, após a Assembleia Geral que elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2023-2025, realizada no dia 3 de maio de 2023.
O representante do Super Bock indigitado para ocupar a Presidência da Direção é o seu CEO, Rui Lopes Ferreira, também Grão-Mestre da Confraria da Cerveja.
Rui Lopes Ferreira iniciou a sua carreira profissional em 1985 na área de auditoria, na Coopers & Lybrand, e esteve 20 anos no BPI, com várias responsabilidades e funções. Em 2004, acumulando com o cargo de Executive Manager da Private Equity BPI, foi nomeado Chief Financial Officer (CFO) da Vista Alegre Atlantis. Foi CFO da Unicer entre agosto de 2006 e julho de 2015. Foi nesse mesmo ano que se tornou CEO do grupo Super Bock, cargo que ocupa até então. Rui Lopes Ferreira licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia do Porto. Frequentou em 2001, um Advanced Management Programme no INSEAD e, mais tarde, em 2019, um Senior Executive Leadership Program na Harvard Business School.
“É uma honra assumir novamente a presidência da Cervejeiros de Portugal, que tem como missão a defesa da cerveja como categoria única e muito especial: é uma das bebidas mais consumidas no mundo, a seguir à água e ao chá, e tem não só uma enorme importância económica, sustentando empresas e negócios de várias dimensões, e marcando forte presença no turismo, na cultura, na música, no desporto, mas também na agricultura” e a nível social e “emocional”. “A cerveja está ligada ao consumo entre amigos, em convívio, na rua ou em casa, e desde que seja feito com moderação, é compatível com um estilo de vida saudável. Continuaremos, por isso, a defender a responsabilidade no consumo deste produto de que tanto nos orgulhamos”, considera o novo presidente.
4 novos associados na Cervejeiros de Portugal
Na mesma Assembleia Geral da Cervejeiros de Portugal foram admitidos quatro novos associados. A Cervejeiros de Portugal conta agora com 20 associados, todos eles produtores e microprodutores do continente e ilhas. A Cervejeiros representa, assim, uma indústria com uma cadeia de valor capilar, multiplicadora de valor e determinada no desenvolvimento de produtos inovadores.
Francisco Girio, secretário-geral da Cervejeiros de Portugal, considera que a entrada de novos associados “é sinónimo da força que a Cervejeiros de Portugal tem demonstrado nos momentos críticos, mas também na comemoração desta bebida única. É nossa intenção continuar a defender o consumo de cerveja, desde que consumida com moderação, e defender os nossos associados”.
Os quatro novos associados são as microcervejeiras artesanais 12 Marias (Estarreja), Cerveja D´os Diabos (Porto), MoM Brewers (Caminha) e ainda a empresa cervejeira QUINAS (Valongo).
As empresas juntam-se assim à Barona, Cinco Chagas, Xarlie, Pato, Lindinha Lucas, Sovina, Vadia, Nortada, Rolls Beer, Maldita, Mean Sardine; Praxis, Empresa Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e Super Bock Group (SBG).
Sobre os Cervejeiros de Portugal:
Criada há 37 anos, a Cervejeiros de Portugal é uma Associação de setor, sem fins lucrativos, que representa as empresas que, em território nacional, exerçam a indústria da produção e/ou enchimento de cerveja. Os Cervejeiros de Portugal têm como principais objetivos ser a voz da Indústria Cervejeira Nacional em Portugal, junto da União Europeia e de organizações internacionais e apoiar política e legislativamente o setor em todas as suas vertentes, incrementar e fortalecer a produção sustentada de cerveja, garantir à Indústria Cervejeira Portuguesa o direito de ser competitiva e inovadora e promover a responsabilidade do setor em relação ao Ambiente, Segurança Alimentar, Saúde & Nutrição e Comunicação Comercial.
Fonte: Cervejeiros de Portugal