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– 21-05-2005 |
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Vinho: ViniPortugal e ICEP investem 2ME até 2006 em promo��o no Reino Unido e EUA
Porto, 20 Mai Segundo revelou hoje fonte da ViniPortugal, entidade encarregue da promo��o dos vinhos portugueses, o investimento será feito no ambito do projecto de "Consolida��o da Imagem de Qualidade dos Vinhos Portugueses nos Mercados Externos", que desde o in�cio deste ano e até final de 2006 promove em parceria com o ICEP. De acordo com a associa��o, o projecto segue as orienta��es do estudo Porter 2, da empresa de consultoria de Michael Porter Monitor Company. Apresentado no ano passado, no Porto, o trabalho elegeu o Reino Unido e os estados norte-americanos de Nova Iorque e Florida como "mercados priorit�rios" para a exportação dos vinhos portugueses, relegando para segundo plano a Alemanha, países n�rdicos, B�lgica, Brasil, Canad� e Fran�a, classificados como "mercados relevantes". No seguimento do estudo, a ViniPortugal e o ICEP, com o apoio do Programa de Incentivos � Moderniza��o da Economia (PRIME), canalizaram uma verba de 1,2 milhões e de 830 mil euros, respectivamente, para promo��o das categorias premium e super-premium no Reino Unido e Estados Unidos. Numa segunda fase do projecto, em 2006, a ViniPortugal e o ICEP pretendem expandir as ac��es de promo��o a outros vinhos do portfolio com "potencial elevado" para penetrar nos diferentes nichos de mercado. Especificamente no Reino Unido, os 1,2 milhões de euros a investir contemplam a participa��o na London International Wine and Spirits (que decorreu de teráa a quinta-feira), a criação do Fine Wines Boark UK, em 2006, e a organiza��o de viagens de compradores, jornalistas e l�deres de opini�o a Portugal. Incluem ainda a promo��o nos restaurantes e em várias cadeias de distribui��o, provas de vinhos para os comerciantes e consumidores especializados e ac��es de rela��es públicas e lobbying. J� no mercado norte-americano, a parceria ViniPortugal / ICEP prev� aplicar 830 mil euros na criação do Fine Wines Board EUA, na participa��o no Miami Wine Festival e na Washington Wine Expo e na organiza��o de provas de vinhos, entre outras iniciativas. Apesar da forte aposta nos mercados ingl�s e norte-americano, não ficaram esquecidos os mercados externos onde a ViniPortugal tem actuado, sendo que aqui os investimentos seráo reformulados para se adequarem � estratégia Porter. Assim, na Alemanha foi j� concretizada a participa��o na feira Prowein e está prevista a organiza��o, em 2006, de provas de vinhos e ac��es de promo��o e a edição de um livro de prestágio sobre vinhos portugueses. Nos países n�rdicos, a ViniPortugal e o ICEP v�o investir 280 mil euros, tendo j� "apostado forte" na presença na feira Viniexpo, que decorreu em Março em Hels�nquia, e na feira Vinordic, a realizar em Estocolmo em 2006. Isto paralelamente �s j� tradicionais provas de vinhos e das visitas de jornalistas da especialidade a Portugal. J� em Fran�a, está prevista a participa��o na Vinexpo, em Bord�us, em Junho, enquanto na B�lgica estáo agendadas ac��es de promo��o em cadeias de distribui��o e provas de vinhos. Depois de o Canad� ter j� sido palco de uma prova na embaixada portuguesa em Ottawa e em Toronto, haver� ainda uma participa��o na Toronto Wine and Cheese Show, sendo que no Brasil está previsto um semin�rio na feira Viva Vinho, além de uma campanha de publicidade na imprensa especializada. A nível. interno, a ViniPortugal e o ICEP organizaram, em Janeiro, o primeiro +workshop+ t�cnico para os agentes econ�micos do sector, com a participa��o activa de várias comissões vit�colas regionais, estando ainda planeado o desenvolvimento de um portal na internet sobre os vinhos de Portugal. Apontando como "fundamental" recuperar a tradi��o de consumo de vinho na restaura��o em Portugal, a ViniPortugal prev� Também investir este ano em v�rios programas orientados para a venda de vinho de qualidade a copo nos restaurantes, assim como despertar os mais jovens para o consumo de vinho, desde que "com modera��o". Em 2005, a ViniPortugal diz pretender continuar a "participar activamente" no grupo de trabalho envolvido na criação da nova Indica��o Geogr�fica Portugal (IG Portugal) e ainda inaugurar oficialmente a Agência de Investiga��o & Desenvolvimento do sector do vinho, da qual tem sido a grande dinamizadora.
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