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– 11-02-2004 |
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Vinho Verde : Regi�o quer recuperar lideran�a no mercado de qualidade protegidaPorto, 10 Fev O presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, que falava hoje em confer�ncia de imprensa no Porto para fazer um balanão de 2003, adiantou que a meta � comercializar 55 milhões de litros (contra os actuais 51 milhões), fazendo assim da regi�o a primeira em vendas no país. Actualmente, os vinhos verdes det�m uma quota de 32 por cento do mercado de vinhos de qualidade protegida de regi�o demarcada (VPQRD), pouco atr�s do Alentejo, que lidera com 34 por cento. Na altura do Ver�o (Julho/Agosto), quando o clima torna os vinhos verdes mais apetec�veis, a regi�o transita normalmente para a primeira posi��o. Os vinhos brancos, onde a regi�o tem registado muito bons resultados, dever�o ser uma das grandes apostas. "Somos a �nica regi�o do país a vender vinho branco com sucesso, quando os outros o estáo a saldar", salienta Manuel Pinheiro. "Mais ningu�m tem a nossa for�a", acrescentou. Segundo o respons�vel, o crescimento dever� Também fazer-se nas categorias de valor acrescentado, com destaque para a garrafa de 0,75 litros, em alternativa ao garraf�o, que tem vindo a perder quota. "J� acabou, claramente, o grande neg�cio do garraf�o de vinho verde. A garrafa de 0,75 litros, com maior qualidade, permite uma remunera��o melhor do sector e da produ��o", referiu. De acordo com o presidente da CVRVV, em 2003 assistiu-se a uma crescente concentra��o das quotas de mercado de vinho verde, com o principal produtor (Aveleda) a ser respons�vel por 11 por cento das vendas, os 20 maiores a representarem 50 por cento e as últimas 200 apenas um por cento. Neste período, registou-se Também um aumento do n�mero de engarrafadores e marcas. Conforme explicou Manuel Pinheiro, este crescimento ficou a dever-se � intensifica��o da fiscaliza��o de vinhos sem r�tulo nos restaurantes, que levou muitos produtores a legalizarem-se. O aumento do n�mero de engarrafadores e marcas resultou ainda do baixo pre�o pago pela uva, que fez com que v�rios produtores tentassem aumentar os ganhos, passando a cobrir toda a fileira. Contudo, frisa o respons�vel, o futuro da regi�o passa pela concentra��o da empresas e engarrafadores e pela uni�o dos produtores. "O n�mero de engarrafadores tem que diminuir dos actuais 500 para perto de metade", afirmou, salientando que se pretendem "marcas e empresas fortes, que criem valor acrescentado para a regi�o". Por isso, a CVRVV pretende fazer o maior investimento de sempre em promo��o nos próximos dois anos, canalizando 750 mil euros em 2004. A aposta será feita no mercado nacional, com um refor�o da publicidade na imprensa e cinemas e a organiza��o de ac��es de rua, e nos mercados externos (sobretudo Alemanha, EUA e Brasil), com a realiza��o de degusta��es e visitas de jornalistas estrangeiros. Embora em menor escala, pretende Também efectuar ac��es de promo��o no Canad� e na Su��a. Entre os projectos da comissão para 2004 e 2005 está Também o projecto "Verde Global", onde seráo investidos 650 mil euros no refor�o do relacionamento por via inform�tica entre a regi�o dos vinhos verdes e dos produtores. Actualmente, "a CVRVV � a comissão com o sistema de certifica��o mais avan�ado e, até 2005, iremos reduzir imenso o volume de papel utilizado e aumentar o rigor", sustentou Manuel Pinheiro. A CVRVV � a �nica comissão no mundo a processar, exclusivamente, por via electr�nica as declarações de colheita e produ��o dos vitivinicultores, apresentadas anualmente.
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