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– 01-02-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Vinho: Regi�o vinhos verdes satisfeita, mas não "euf�rica" com resultados de 2005Porto, 31 Jan "O balanão � globalmente positivo, ou não tiv�ssemos num ano de crise aumentado 3,4 por cento das vendas, mas Também não h� motivo para euforias", considerou o presidente da comissão, Manuel Pinheiro, em confer�ncia de imprensa no Porto. De acordo com o respons�vel, o crescimento de 3,4 por cento das vendas em 2005 (para 54,4 milhões de litros) fez deste o quarto ano consecutivo de subida dos vinhos verdes e permitiu um ligeiro aumento, para perto de 17 por cento, da respectiva quota de mercado Portugal. A esta evolu��o positiva não correspondeu, contudo, um aumento do volume de valor, assistindo-se antes a uma descida dos pre�os m�dios do vinho verde. "Embora a comissão não controle os volumes de factura��o, acompanhando o mercado nacional de vinhos parece claro que os pre�os do vinho estáo abaixo do desejado", afirmou Manuel Pinheiro. Segundo admitiu, a quebra nos vinhos verdes dever� rondar os mesmos cerca de 3,5 por cento registados no mercado global de vinhos. Uma quebra que, segundo adiantou, se deve sobretudo � crise do mercado nacional, com consequente descida dos pre�os m�dios. Este facto, aliado � diminui��o estrutural do consumo de vinho devido ao recuo do consumo per capita, deixa como �nica alternativa poss�vel a exportação. "Temos que exportar, por isso estamos a investir em exportação quase tanto como era antigamente o nosso or�amento de marketing", afirmou Manuel Pinheiro. Complementado com verbas de tr�s programas comunitários – da Comissão de Coordena��o e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), do Instituto Nacional de Gestáo Agr�cola (INGA) e do Programa de Incentivo � Moderniza��o da Economia (PRIME) – o or�amento de marketing da CVRVV para 2006 soma 1,25 milhões de euros. Destes, cerca de 740 mil euros seráo canalizados para o mercado nacional, enquanto os restantes seráo investidos no exterior em ac��es na Alemanha, Angola, Brasil, Canad�, Espanha, EUA, Fran�a, Reino Unido, Su��a e, pela primeira vez, Dinamarca. Uma aposta na exportação que, segundo o presidente da CVRVV, � "fundamental" face � estagna��o do mercado nacional e se pretende que a m�dio/longo prazo permita um aumento dos actuais 15 para "pelo menos" 20 por cento das vendas para o exterior. Da análise da colheita de 2005 resultou Também um aumento dos stocks de vinho verde. Uma situa��o que, apesar de não ser ainda "de maneira nenhuma cr�tica, como h� quatro anos, impede o aumento de pre�os � produ��o", considerou. Também not�rio em 2005 foi um aumento do n�mero de empresas engarrafadoras, num total superior a 100, num movimento "contr�rio ao mercado". "Temos empresas a mais e � fundamental que haja um movimento de fusão, porque o mercado não absorve tanta gente", sustentou, defendendo incentivos comunitários a um arranque selectivo das vinhas mais pequenas e op��o por actividades alternativas. Com cerca de 35.000 hectares de vinha plantada, 47.000 produtores e mais de 600 empresas engarrafadoras, a regi�o demarcada produz em média 96 milhões de litros/ano e vnede cerca de 62 milhões. A regi�o, que alterna com o Alentejo a primeira posi��o no ranking das vendas no mercado nacional, exporta para mais de 100 países e para além do vinho verde (nas formas de vinho, aguardente, espumante e vinagre) produz Também vinho regional Minho e vinho de mesa.
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