Venda isolada de pneus de trator paga IVA a 23% e a 6% se feita num serviço de reparação

Venda isolada de pneus de trator paga IVA a 23% e a 6% se feita num serviço de reparação

A venda de pneus de trator ou outras alfaias agrícolas paga taxa reduzida ou normal de IVA consoante esteja ou não integrada num serviço de reparação, segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Numa informação vinculativa recentemente publicada, a AT esclarece que a mera venda de pneus para um trator está sujeita à taxa normal de IVA que no continente é de 23%. Porém, se os pneus forem vendidos e incluídos no preço de um serviço de assistência técnica (reparação), a taxa aplicável é a reduzida (6%).

Começando por sublinhar que, de acordo com a Lista I do Código do IVA, são tributados à taxa reduzida “as prestações de serviços normalmente utilizados no âmbito das atividades de produção agrícola”, a AT lembra que entre as prestações de serviços considerada está a assistência técnica.

“Resulta das citadas normas que os serviços de ‘assistência técnica’ que contribuam, de forma inequívoca, para a realização da produção agrícola de uma das atividades listadas na categoria 5 da Lista I, beneficiam da aplicação da taxa reduzida”, refere a AT, adiantando que o conceito inclui a reparação de alfaias e veículos agrícolas, como é o caso dos tratores.

No entanto, tratando-se de “mera venda” de pneus para tratores agrícolas, “fora do âmbito das prestações de serviços de assistência técnica, ou não incluídos no preço destes serviços” esta é tributada à taxa normal (23%).

Este esclarecimento da AT surgiu em resposta a um pedido de informação vinculativa de uma empresa de comércio a retalho de peças e acessórios para veículos automóveis e com atividade também na área da manutenção e reparação de veículos.

Comente este artigo
Anterior Obras de reabilitação das futuras instalações da Quinta Ciência Viva da Pera Rocha já começaram
Próximo Mau Tempo: Governo anuncia sete medidas de apoio às regiões afetadas pelo granizo

Artigos relacionados

Nacional

Judite mudou de vida e agora mostra a todos o que o Ribatejo tem de valor

Para quem sempre viveu entre quatro paredes de cimento, passear agora entre “paredes de milho e de vinha” é um bálsamo que não se explica. […]

Últimas

PCP quer Portugal a produzir mais para reduzir a dependência externa

Alimentos, equipamentos médicos, equipamentos e meios de transporte e energia são as quatros áreas em que os comunistas consideram fundamental investir para aumentar a produção nacional. […]

Últimas

Pecuária – Marcas de Exploração inativas há mais de um ano são desativadas

Para manter atualizada a base de dados SNIRA, a DGAV suspendeu as Marcas de Exploração que estejam inativas há mais de 12 meses, podendo ser ativadas, mediante justificação do proprietário. […]