Vantagens da Certificação da Floresta

Vantagens da Certificação da Floresta

[Fonte: 2BForest]

O que significa a certificação da floresta?

Certificar significa que a gestão praticada numa determinada área florestal se faz de acordo com um sistema de valores reconhecido internacionalmente, e que é valorizado monetariamente pela indústria.

Certificar significa que nessa área o proprietário se compromete a optar por práticas responsáveis perante os recursos naturais existentes – boas práticas ambientais-; que as pessoas envolvidas nos trabalhos estão protegidas ao adotarem procedimentos que lhes diminuem os riscos de acidentes e doenças de trabalho – boas práticas sociais – que o acompanhamento da floresta promove maior eficiência dos recursos  – boas práticas florestais.

Certificar significa ter o apoio especializado da equipe da 2BForest! Em muitos casos, a gestão praticada já inclui naturalmente um conjunto significativo de boas práticas, pelo que certificar é apenas o próximo passo, reconhecendo o trabalho que já se faz. Noutras situações é necessário um maior acompanhamento, mas é possível certificar no sentido de melhoria contínua com o nosso apoio!

Certificar significa ter a chave para poder aceder a uma melhor gestão da sua floresta!

Quais as vantagens de certificar a floresta?

 

A certificação da gestão florestal está baseada em esquemas de certificação internacional (https://pt.fsc.org/pt-pt) e tem por objetivo promover uma gestão responsável da floresta, ao nível económico ambiental e social.

 

 

A Certificação Florestal constitui um mecanismo fiável e credível para demonstrar a quem compra a madeira que esta provém de uma a gestão responsável, como uma forma de valorização e diferenciação de mercado para as empresas que daí para a frente a irão transformar, até chegar ao cliente final.

Para quê certificar a floresta?

QUALQUER FOLHA DE PAPEL, ROLHA OU MÓVEL TEM UM PASSADO, UMA HISTÓRIA!

A certificação da floresta e a utilização de marcas internacionais, permitem a quem vende os produtos dar confiança aos consumidores que a floresta que lhes deu origem teve “Uma História Feliz”!

Um proprietário que pretende certificar a sua floresta tem várias vantagens:

  • Valorização dos produtos florestais. Várias indústrias pagam mais por produtos certificados!
  • Bónus nas candidaturas a mecanismos de financiamento. No PDR2020, as florestas certificadas têm majorações que permitem que a candidatura fique melhor classificada face a outras candidaturas, e com maior probabilidade de obter
  • Delimitação das Metade de Portugal não tem cadastro e os proprietários não têm os limites das suas parcelas. Com a entrada na certificação, o proprietário identifica as florestas e fica com os limites em formato digital para sempre!
  • Apoio técnico na  gestão  das O acompanhamento por técnicos qualificados para o efeito permite um maior apoio na gestão e seleção de operações a realizar.
  • Profissionais qualificados na exploração da floresta. As empresas certificadas são alvo de auditorias periódicas para cumprir requisitos internacionais!

Se quiser certificar a sua floresta, contacte-nos! geral@2bforest.pt

Comente este artigo
Anterior Communication on the future CAP: a “basis for discussion”, but…
Próximo Savinor distinguida com o Selo Sabor do Ano 2018

Artigos relacionados

Dossiers

E a Árvore Portuguesa do Ano é…

Portugal já elegeu a árvore que o vai representar no concurso europeu que escolhe a árvore do ano.
Tem 150 anos, […]

Nacional

Nova unidade industrial vai criar 183 postos de trabalho

A construção de uma unidade de transformação de cenouras pequenas para exportação em Almeirim vai criar 183 postos de trabalho. O projeto, […]

Atividades do setor

Sessões de informação chegaram a 1200 pessoas em todo o País

17/Setembro/2018: Mais de 1200 pessoas já assistiram a sessões de informação do Projecto Melhor Eucalipto em todo o País, entre sessões para proprietários, […]