Vantagens da Certificação da Floresta

Vantagens da Certificação da Floresta

[Fonte: 2BForest]

O que significa a certificação da floresta?

Certificar significa que a gestão praticada numa determinada área florestal se faz de acordo com um sistema de valores reconhecido internacionalmente, e que é valorizado monetariamente pela indústria.

Certificar significa que nessa área o proprietário se compromete a optar por práticas responsáveis perante os recursos naturais existentes – boas práticas ambientais-; que as pessoas envolvidas nos trabalhos estão protegidas ao adotarem procedimentos que lhes diminuem os riscos de acidentes e doenças de trabalho – boas práticas sociais – que o acompanhamento da floresta promove maior eficiência dos recursos  – boas práticas florestais.

Certificar significa ter o apoio especializado da equipe da 2BForest! Em muitos casos, a gestão praticada já inclui naturalmente um conjunto significativo de boas práticas, pelo que certificar é apenas o próximo passo, reconhecendo o trabalho que já se faz. Noutras situações é necessário um maior acompanhamento, mas é possível certificar no sentido de melhoria contínua com o nosso apoio!

Certificar significa ter a chave para poder aceder a uma melhor gestão da sua floresta!

Quais as vantagens de certificar a floresta?

 

A certificação da gestão florestal está baseada em esquemas de certificação internacional (https://pt.fsc.org/pt-pt) e tem por objetivo promover uma gestão responsável da floresta, ao nível económico ambiental e social.

 

 

A Certificação Florestal constitui um mecanismo fiável e credível para demonstrar a quem compra a madeira que esta provém de uma a gestão responsável, como uma forma de valorização e diferenciação de mercado para as empresas que daí para a frente a irão transformar, até chegar ao cliente final.

Para quê certificar a floresta?

QUALQUER FOLHA DE PAPEL, ROLHA OU MÓVEL TEM UM PASSADO, UMA HISTÓRIA!

A certificação da floresta e a utilização de marcas internacionais, permitem a quem vende os produtos dar confiança aos consumidores que a floresta que lhes deu origem teve “Uma História Feliz”!

Um proprietário que pretende certificar a sua floresta tem várias vantagens:

  • Valorização dos produtos florestais. Várias indústrias pagam mais por produtos certificados!
  • Bónus nas candidaturas a mecanismos de financiamento. No PDR2020, as florestas certificadas têm majorações que permitem que a candidatura fique melhor classificada face a outras candidaturas, e com maior probabilidade de obter
  • Delimitação das Metade de Portugal não tem cadastro e os proprietários não têm os limites das suas parcelas. Com a entrada na certificação, o proprietário identifica as florestas e fica com os limites em formato digital para sempre!
  • Apoio técnico na  gestão  das O acompanhamento por técnicos qualificados para o efeito permite um maior apoio na gestão e seleção de operações a realizar.
  • Profissionais qualificados na exploração da floresta. As empresas certificadas são alvo de auditorias periódicas para cumprir requisitos internacionais!

Se quiser certificar a sua floresta, contacte-nos! geral@2bforest.pt

Comente este artigo
Anterior Communication on the future CAP: a “basis for discussion”, but…
Próximo Savinor distinguida com o Selo Sabor do Ano 2018

Artigos relacionados

Comunicados

Conclusões do I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura

O I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort2017) promoveu o encontro entre 250 cientistas e empresários focados na Inovação ao serviço dos negócios. Um evento coorganizado pela Associação Portuguesa de Horticultura e a Associação Brasileira de Horticultura, de 1 a 4 de Novembro, no Centro de Congresso dos ISCTE, […]

Nacional

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores

[Fonte: Açoriano Oriental]

As recentes alterações das cotações de referência dos produtos petrolíferos registadas nos mercados internacionais vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na descida de três cêntimos por litro no preço máximo da gasolina de 95 octanas e de dois cêntimos por litro no gasóleo rodoviário e no gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura e nas pescas. […]

Últimas

CDU quer preservar Mercado dos Lavradores para promoção de produtos regionais

[Fonte: O Jornal Económico]
Numa ação de campanha para as eleições europeias a CDU apelou à preservação do Mercado dos Lavradores enquanto pólo de escoamento e promoção dos produtos regionais.
Os candidatos ao Parlamento Europeu, Mariana Silva e Ricardo Lume, destacaram a agricultura como uma área com “importância estratégica” […]