Valorfito apresenta relatório de actividades de 2020

Valorfito apresenta relatório de actividades de 2020

O Valorfito – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura divulgou o seu relatório de actividades de 2020. Além de um capítulo dedicado aos resultados de recolha/retoma obtidos no ano passado, este documento – intitulado “Visão global 2020” – contém capítulos como “Investimento em comunicação e sensibilização”, “Investimento em investigação e desenvolvimento” ou “Principais parâmetros financeiros e de gestão do sistema Valorfito”, entre outros.

Recorde-se que o Valorfito registou em 2020 um crescimento da taxa de retoma global para quase 44% – no ano passado, foram recolhidas, no total de todos os fluxos, 479,4 toneladas de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, sementes e biocidas, o que representa mais 28% do que em 2019 – e que apresentou recentemente os Prémios Valorfito – iniciativa que visa premiar o trabalho efectuado pelos pontos de retoma nacionais e aqueles que se destacam por boas práticas em prol da sustentabilidade. Pode consultar o documento “Visão global 2020” aqui.

O sistema Valorfito, responsável pela gestão de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, biocidas e sementes de utilização profissional, é gerido pela Sigeru – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, uma entidade gestora sem fins lucrativos, e visa «recolher e encaminhar para um destino adequado, dando privilégio à reciclagem, os resíduos para os quais está licenciado, aumentando para um máximo possível a taxa de retoma». A Sigeru tem como sócias a Anipla – Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas e a Groquifar – Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos, com uma participação de 87,5% e 12,5%, respectivamente.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Ministério da Agricultura reforça apoio à promoção do setor vinícola em 4 ME
Próximo Cotações - Bovinos - 14 a 20 de Julho 2021

Artigos relacionados

Nacional

Negociações da reforma do PAC entram na recta final. Ministra da Agricultura vai a Bruxelas debater pós-2020

As negociações para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) entram já na fase final. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participa, na próxima segunda-feira, dia 21 de […]

Últimas

FENAREG quer mitigação dos efeitos da seca na agricultura

O artigo foi publicado originalmente em Vida Económica. […]

Nacional

Javalis à porta de Lisboa? “Eram porcos vietnamitas”

O presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Nuno Banza, esclarece que os animais avistados às portas de Lisboa não eram javalis. […]