UTAD recebe Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial – 3 a 6 de setembro – Vila Real

UTAD recebe Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial – 3 a 6 de setembro – Vila Real

[Fonte: Gazeta Rural]

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai receber pela primeira vez a EPIA-2019, 19th EPIA Conference on Artificial Intelligence, umaconferência internacional sobre Inteligência Artificial (IA). Já na 19ª edição, esta conferência terá lugar entre 3 e 6 setembro de 2019, e é organizada por docentes do Departamento de Engenharias da UTAD com o apoio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA). O objetivo global é promover a divulgação de investigação em todas as áreas associadas à IA, e serão abordados temas teóricos e práticos (aplicação) e também intercâmbios científicos entre investigadores e praticantes de IA.

Sendo uma conferência internacional, a EPIA terá como oradores convidados (keynote speakers) cientistas de renome mundial, nomeadamente Marco Dorigo, Professor da Universidade Livre de Bruxelas na Bélgica, com a palestra “Swarm robotics: recent results and new research directions”; Michael Wooldridge, Professor da Universidade de Oxford, com a palestra “Understanding Equilibrium Properties of Multi-Agent Systems” e Albert Bifet, Professor na Telecom ParisTech, França, com a palestra “Machine Learning for Data Streams”.

Além dos temas abordados por estes cientistas, a relevância crescente da IA em todos os domínios científicos está refletida na proposta de 19 sessões temáticas, nomeadamente inteligência artificial na Educação, em Jogos, Internet das Coisas na Agricultura, Sistemas Legais, Medicina, Sistemas Ciber-Físicos e Sistemas Embebidos Distribuídos, Sistemas Elétricos, de Energia,  Sistemas de Transportes, Vida Artificial e Algoritmos Evolucionários, Ambiente e Ambientes Afetivos, Aplicações da Inteligência Artificial nos Negócios, Robótica Inteligente, Extração de Conhecimento e Inteligência Empresarial, Representação de Conhecimento e Raciocínio, Sistemas Multi-Agente: Teoria e Aplicações, Simpósio Doutoral em Inteligência Artificial, Simulação e Modelação Social, Tratamento de Texto e Aplicações.

Esta conferência conta com os patrocínios de empresas de referência na área de IA como a SISCOG e DEVSCOPE e com o apoio institucional de vários Institutos de Investigação Científica, nomeadamente INESC-TEC, CENTRO ALGORITMI, LIACC e GECAD.

Comente este artigo

O artigo UTAD recebe Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial - 3 a 6 de setembro - Vila Real foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Colóquio “Solo do Montado Alentejano - a importância na sua manutenção” - 2 de setembro - Montemor-o-Novo
Próximo Tavira: Feira da Dieta Mediterrânica debate turismo gastronómico sustentável - 5 a 8 de setembro

Artigos relacionados

Nacional

É todo um país que depende das respostas sobre Pedrógão

Incêndio de Pedrógão Grande matou 64 pessoas e destruiu mais de 200 habitações

Os nomes na comissão técnica independente (CTI) para apuramento e análise dos factos relativos ao incêndio de Pedrógão Grande garantem muito do que tem faltado no problema dos fogos florestais em Portugal: conhecimento. […]

Últimas

Redução de custos de produção e de emissões de CO2 são prioridades para o setor leiteiro

[Fonte: Vida Rural]
Acaba de ser lançado o Dairy4Future, um projeto que conta com o contributo de 12 das principais regiões produtoras de leite da União Europeia, envolvendo cerca de uma centena de explorações.  Numa nota enviada às redações, […]

Nacional

Flores silvestres benéficas para a produção agrícola

[Fonte: Vida Rural]

As áreas com maior densidade de flores silvestres têm até 70% mais polinizadores e conseguem ter maior produtividade nas colheitas agrícolas. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Ecology Letters e que analisou 49 estudos sobre o tema e que representam 1515 paisagens europeias. […]