Univ. de Évora e NASA unidas na prevenção de incêndios

Univ. de Évora e NASA unidas na prevenção de incêndios

Um projeto para mapear combustíveis florestais por satélite, concebido na Universidade de Évora e aprovado pela NASA, viabilizará a obtenção de cartografia essencial para a prevenção de incêndios, recorrendo a deteção remota e a métodos inovadores.

Coordenado pelo investigador Sérgio Godinho, do Laboratório de Deteção Remota (EarsLab) do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora, o projeto “Assessing the usefulness of ICESat-2 data for wildland fuel mapping” foi desenvolvido no âmbito do “ICESat-2 Applied Users Program” da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e irá testar e combinar um conjunto de metodologias que permitam traduzir o sinal laser emitido e registado pelo satélite em informação quantitativa, obtendo dados precisos sobre a estrutura e quantidade de vegetação existente na superfície da Terra.

Lançado pela NASA em 2018, o satélite ICESat-2 está a orbitar a cerca de 500 quilómetros da Terra e possibilita o mapeamento com extrema precisão do planeta, fornecendo dados que permitem acompanhar mudanças no terreno, seja o degelo dos glaciares, a subida do nível dos mares ou as alterações na vegetação. É nesta última área que se insere o projeto liderado por Sérgio Godinho.

Com base na informação do ICESat-2, os investigadores poderão reconstruir o perfil vertical da vegetação, o que permitirá gerar um conjunto de variáveis, como a altura das copas ou a altura da base da copa, entre outras, e posteriormente estimar a quantidade de biomassa acima do solo.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior Idai Nature expande para Portugal o rótulo do OROCIDE®, o produto fitossanitário à base de azeite essencial de laranja.
Próximo Long-term vision for rural areas: European Commission communication

Artigos relacionados

Nacional

​Incêndios. Mais de 60 militares vão reforçar vigilância em nove distritos

Mais de 60 militares da Marinha e do Exército vão reforçar, a partir de sexta e até segunda-feira, a vigilância e patrulhamento de prevenção de incêndios em nove distritos, […]

Últimas

Live: ReImaginar a Agricultura

No seguimento da iniciativa ReImaginar Portugal lançada pelo Alumni Club do The Lisbon MBA Católica | Nova, vai realizar-se no dia 11 de dezembro, às 15h00, o webinar sobre o tema “ReImaginar a Agricultura”. Esta conferência online […]

Últimas

15º Congresso da Água: Para uma política da água em Portugal – o contributo da APRH – 22 a 26 de março

O 15.º Congresso da Água vai realizar-se online, de 22 a 26 de março de 2021 e é dedicado ao tema “Para uma política da água em Portugal – o contributo da APRH”. […]