UE quer desmistificar o modelo de produção de suínos

UE quer desmistificar o modelo de produção de suínos

Os benefícios e os inconvenientes da carne de porco têm sido amplamente debatidos e são objeto de múltiplos mitos que geram desinformação e confundem os consumidores. Para contrariar esta tendência, a União Europeia lançou uma campanha – Let´s Talk About Pork From Europe – para desmistificar o modelo de produção europeu de carne de porco.

Em comunicado, a Comissão Europeia refere que “a carne de porco é uma das carnes mais consumidas em todo o mundo, mas tem vindo a ser alvo de mensagens erradas e por vezes difamatórias, que associam negativamente a produção de suínos a temas sensíveis ligados com o ambiente, à segurança alimentar e o bem-estar animal”. Por isso, a desinformação “tem levado o público, e especialmente os mais jovens, a substituírem o consumo de carne de porco por outros bens alimentares”

campanha com o slogan “Let´s Talk About Pork From Europe” arrancou em julho deste ano – em Portugal, Espanha e França – e pretende chamar a atenção dos consumidores, através de mensagens explicativas, para os padrões de qualidade e segurança alimentar da União Europeia, que são os mais elevados do mundo e os mais exigentes em termos de bem-estar animal, biossegurança e ambiente.

A carne de porco contribui para uma dieta alimentar equilibrada: Verdadeiro ou Falso?A dúvida que se impõe de imediato é saber se a carne de porco produzida na Europa é adequada a uma dieta saudável e porquê.

A resposta é sim, é adequada a uma dieta saudável, porque obedece às mais rigorosas condições higio-sanitárias do mundo e reúne um conjunto de nutrientes importantes – potássio, fósforo, zinco, ferro, entre outros – que contribuem para o equilíbrio do organismo humano.

 

O projeto, cujo investimento ronda os 7,5 milhões de euros, é gerida pelas entidades sectoriais de cada país. Em Portugal, a gestão é feita pelo Agrupamento de Produtores de Suínos (Aligrupo) e pelo Agrupamento de Produtores Agropecuários (Agrupalto).

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Webinar: Innovation Talk - O papel dos CoLABs no reequilíbrio das assimetrias territoriais - 22 de outubro
Próximo Q&A | Geneticamente falando com… Jorge Canhoto - Edição e transformação genética de plantas num cenário de alterações climáticas - 23 de outubro

Artigos relacionados

Nacional

Bloco de Esquerda defende reordenamento do território para resolver problema dos incêndios

“Não chega nós ficarmos comovidos com os incêndios no verão e agradecermos o extraordinário e corajoso trabalho dos bombeiros e de toda a proteção civil, […]

Nacional

Comissão Europeia coloca “Visão a longo prazo para as zonas rurais” em consulta pública

A Comissão está a investir no desenvolvimento de uma visão a longo prazo para as zonas rurais através de uma consulta pública, […]

Dossiers

CAP transitional regulation: informal deal on how to fund farmers

The Council concluded today an informal deal with the European Parliament on how to extend current CAP rules until the end of 2022 and disperse the extra €8.07 billion of the European […]