Tempo: Máximas descem ligeiramente esta sexta-feira

Tempo: Máximas descem ligeiramente esta sexta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente limpo e um aumento temporário de nebulosidade no interior do Baixo Alentejo e Algarve, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, temporariamente de noroeste durante a tarde na faixa costeira ocidental, e sendo moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde, com rajadas até 75 quilómetros por hora no Norte e Centro.

O IPMA prevê ainda pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 09 graus Celsius (na Guarda) e os 22 (em Lisboa) e as máximas entre os 24 (na Guarda) e os 36 graus (em Évora e Santarém).

Incêndios: Cerca de uma centena de concelhos de 13 distritos em risco máximo

Cerca de uma centena de concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Em risco máximo de incêndio estão hoje cerca de cem concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Vila Real, e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 21:00 de sábado.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também por causa do tempo quente, o Governo declarou na terça-feira a situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal entre as 00:00 de quarta-feira e as 23:59 de domingo, para todo o território continental.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior Força Aérea autorizada a iniciar procedimentos para aluguer de 26 aeronaves
Próximo A1 a A25 cortadas devido a fogo em Albergaria-a-Velha

Artigos relacionados

Últimas

Transitex transporta pêra Rocha para a feira FHC 2019 na China

No âmbito da participação da Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP) na 23.ª edição da feira internacional Food & […]

Nacional

Mação. Autarca diz que arderam três mil hectares. “Está em risco de desaparecer o que sobrou de 2017”

Os três incêndios no distrito de Castelo Branco provocaram sete feridos ligeiros e um grave.
O vice-presidente da Câmara de Mação disse este domingo à agência Lusa que as chamas já consumiram três mil hectares de floresta e que está em risco de desaparecer o que sobrou dos incêndios de 2017. […]

Últimas

VILMORIN oferece gama única e de alta qualidade

Com novas variedades de alto rendimento e tecnologia de semente para o sucesso dos profissionais do setor hortícola.
A Vilmorin faz parte do Grupo Internacional Limagrain, […]