Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator

Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator

[Fonte: Voz do Campo]

No dia 13 de junho de 2019, pelas 14:30h, a Sala Ribatejo do Centro Nacional de Exposições em Santarém irá acolher o evento corporativo “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária: 10 anos de Operation Pollinator”, promovido pela Syngenta em colaboração com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal.

O evento tem como objetivo a comemoração do 10º Aniversário da implementação do Operation Pollinator em Portugal, no âmbito do qual serão distinguidas cinco entidades pioneiras neste projeto de sustentabilidade agrícola: as empresas agrícolas Sogrape, Frutoeste e Vitacress, a Estação Agrária de Viseu e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O Operation Pollinator é um programa internacional que contribui para o aumento da biodiversidade no sector agrícola ao impulsionar as populações de insetos polinizadores através da criação de habitats adaptados às espécies de insetos e às condições locais. Este projeto baseia-se na introdução de habitats específicos para insetos polinizadores nas margens dos campos agrícolas que permitam criar refúgios naturais para os polinizadores e fomentar a presença de outros artrópodes úteis como predadores e parasitóides.
Na Sala Scalabis, no CNEMA, estará patente uma exposição fotográfica de alguns dos insetos polinizadores e predadores de pragas que foram monitorizados e identificados ao longo dos últimos 10 anos no âmbito do Operation Pollinator na Península Ibérica. Os autores das fotografias são entomólogos que participaram neste projeto desde o seu início.
Durante o evento será formalizada a assinatura de dois protocolos entre a Syngenta e a duas empresas do setor agroalimentar.

Programa
14:30h – Receção e acreditação dos convidados com visita à exposição fotográfica dos 10 Anos de Operation Pollinator;
15:00h – Sessão de abertura:
– Moderador do evento: Nélia Silva, Jornalista
– Boas vindas pela Eng.ª Felisbela Torres de Campos, Responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal
– Discurso inaugural pelo Eng.º Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP
15:20h – “Acelerar a inovação num mundo em mudança“ – os novos compromissos da Syngenta – Eng.º António Saraiva, Responsável Business Sustainability da Syngenta AME e Sul da Europa;
15:35h – Balanço dos 10 anos do Operation Pollinator em Portugal – Eng.ª Felisbela Torres de Campos, Responsável Registo & Assuntos Corporativos da Syngenta Portugal;
15:45h – Debate “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária”:
• Moderador do debate: Eng.º José Diogo Albuquerque, Gestor do site de agricultura “Agroportal” e ex-Secretário de Estado da Agricultura.
• Oradores:
– Eng.º José Palha, CEO da Pereira Palha Agricultura Lda. – Exemplo de uma empresa agrícola familiar sustentável;
– Eng.º António da Paula Soares, Presidente da ANPC;
– Eng.º Rui Barreira, especialista em Conservação da Natureza da ANP em Associação com a WWF;
– Eng.º João Casaca, Secretário-Geral da FNAP;
– Dr. Luís Mesquita Dias, da Vitacress (a confirmar).
• Conclusões do debate: Representante Português na Comissão Europeia (a confirmar).
17:00h – Formalização da assinatura dos dois protocolos com duas empresas do setor agroalimentar;
17:15h – Cerimónia de entrega dos prémios “10 Anos de Operation Pollinator”;
17:45h – Encerramento do evento com vinho da Lagoalva.
A participação neste evento é sujeita a inscrição prévia ou a confirmação de presença através do e-mail ines.santos@syngenta.com.

Comente este artigo

O artigo Syngenta celebra 10 anos de Operation Pollinator foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Reestruturação de vinhas vai ter concurso de 50 milhões de euros
Próximo PAC post 2020: Baraja incluir una autorregulación en el mercado del aceite similar a la del vino

Artigos relacionados

Nacional

CDS-PP quer tornar a Madeira um destino verde

[Fonte: O Jornal Económico]
A sustentabilidade ambiental e climática da ilha será uma das preocupações à qual o CDS-PP quer dar relvo na campanha para as eleições regionais. Os centristas acreditam que os temas ligados à economia verde irão assumir cada vez maior relevo em áreas como o emprego. […]

Comunicados

Caloiros batem novo recorde com 4 toneladas de batata colhida

Pelo terceiro ano consecutivo e após um simpático pic-nic no Parque de Merendas da Alverca da Golegã, um grupo de 150 caloiros da Católica Lisbon School of Business & Economics, iniciou o seu “Dia Solidário”, com mais uma ação do projeto RESTOLHO- uma segunda colheita para que nada se perca. […]

Últimas

​Três helicópteros Kamov autorizados a operar no combate aos fogos

[Fonte: Rádio Renascença]

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou esta segunda-feira que três dos helicópteros pesados Kamov possam voltar a operar no combate aos incêndios, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao setor aeronaútico.
A autorização da ANAC foi dada depois de a empresa Heliportugal, […]