O solo é um recurso não renovável e um dos alicerces do funcionamento do nosso ecossistema.
A Comissão Europeia identificou solos saudáveis como essenciais para alcançar a neutralidade climática, uma economia limpa e circular, deter a desertificação e a degradação da terra e reverter a perda de biodiversidade.
Solos saudáveis também são um dos pilares de uma agricultura produtiva e sustentável.
Hoje, os solos enfrentam múltiplas ameaças, como erosão, inundações, deslizamentos de terra, contaminação e perda de matéria orgânica do solo e biodiversidade.
Na agricultura, várias ferramentas e práticas disponíveis podem apoiar a saúde do solo e facilitar seu papel no combate e adaptação às mudanças climáticas.
A agricultura de conservação e a agricultura regenerativa são dois dos sistemas baseados na agricultura de plantio direto que reduzem drasticamente a pegada de carbono, transformando o solo de emissor de carbono em sumidouro de carbono, neutralizando as ameaças do solo e aumentando a capacidade do solo de reter nutrientes e água, otimizando a quantidade de fertilizante necessária para alimentar as plantas e os pesticidas aplicados a elas.
Junte-se a nós para uma oportuna discussão sobre o papel que a agricultura pode desempenhar e as ferramentas e práticas que os agricultores podem usar para enfrentar os desafios enfrentados por esse recurso não renovável.
Oradores:
• Karina von Detten, Director of Portfolio Solutions EuMEA, Nufarm
• Prof. Dr. Gottlieb Basch, President, European Conservation Agriculture Federation
• Prof. Dr. Bernhard Streit, Professor for Agricultural Mechanization, Bern University of Applied Sciences BFH
• Max Schulman, Arable Farmer from Finland and Vice-Chair of the Phytosanitary Working Party at Copa Cogeca
Este evento é organizado pelo Glyphosate Renewal Group com a EURACTIV como Media Partner.
Data: Segunda-feira, dia 22 de maio de 2023