Smurfit Kappa Córdoba celebra o seu 50º aniversário

Smurfit Kappa Córdoba celebra o seu 50º aniversário

A Smurfit Kappa Córdoba celebrou o seu 50º aniversário com uma jornada presidida pelo CEO da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, Ignacio Sevillano, e pelo gerente da fábrica, Carlos Lijó, à qual assistiram clientes e personalidades como o alcaide de Córdoba, José María Bellido Roche, e o secretário geral de Empresa, Inovação e Empreendimento da Junta de Andaluzia, Manuel Ortigosa Brun, que destacaram o valor que a empresa oferece à região, depois de 50 anos a criar emprego e riqueza.

A fábrica converteu-se, nestas cinco décadas, na indústria líder do sector do cartão canelado da região, sendo a sua actividade fundamental para o seu tecido produtivo. Além disso, dá emprego directo a 143 colaboradores e a sua faturação anual supera os 47 milhões de euros.

As suas instalações, fruto de um grande investimento ao longo de todos estes anos, têm na inovação um dos seus principais baluartes, já que contam com a última tecnologia do mercado, e cumprem as áreas estratégicas fundamentais da empresa para melhorar em sustentabilidade, como a melhoria da eficiência energética para minimizar o impacto das alterações climáticas, a devolução da água utilizada em boas condições, a redução drástica dos resíduos através do uso de materiais biodegradáveis e recicláveis, e a diminuição dos riscos no local de trabalho.

Tudo isto foi comprovado na visita à fábrica, realizada depois da comemoração deste 50º aniversário, em que os visitantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer o processo de produção da fábrica e aprofundar a iniciativa Better Planet Packaging, cujo objectivo é redesenhar embalagens cada vez mais sustentáveis e recicláveis para proteger a natureza de resíduos não biodegradáveis.

A Smurfit Kappa Córdoba produz todos os dias 750.000 embalagens de cartão canelado, principalmente para os sectores alimentar e industrial, entre os quais se destacam as soluções para produtos de grande consumo (óleo, bebidas, detergentes e componentes para automóvel, sobretudo).

Ignacio Sevillano destacou: «Nestes 50 anos, a Smurfit Kappa Córdoba converteu-se numa referência na região, graças às suas soluções inovadoras em cartão canelado, destinadas a satisfazer as necessidades exigentes dos nossos clientes com as maiores garantias de qualidade e serviço. Trata-se de uma embalagem desenvolvida graças à nossa tecnologia de ponta que nos ajuda a garantir a competitividade, a sustentabilidade e o futuro da fábrica a longo prazo. Por isso, ocupa uma posição estratégica chave dentro da empresa e na Andaluzia, juntamente com as outras quatro fábricas da Smurfit Kappa na Comunidade, situadas em Huelva, Almería, Mengíbar e Málaga».

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Estão abertas as candidaturas para a eleição da Árvore do Ano 2020!
Próximo Arderam 37.357 hectares em Portugal, em 2018. Foi o maior registo na União Europeia

Artigos relacionados

Últimas

“Não vai ser preciso abater vacas para reduzir as emissões de CO2”

José Romão Braz, presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais (IACA)
Para algumas organizações e ativistas, […]

Nacional

Como serão os sistemas alimentares do futuro?

É preciso “trabalhar em conjunto para criar uma sociedade mais saudável e sustentável”. Esta é a principal conclusão da  […]

Últimas

Incêndios: Postos de vigia mobilizam 24 homens e mulheres no distrito da Guarda

Vinte e quatro homens e mulheres asseguram desde quinta-feira o funcionamento diário dos seis postos de vigia do distrito da Guarda […]