Projeto-piloto permite monitorização das hortas urbanas, aumentar o rendimento das colheitas e identificar potenciais riscos de contaminação da cadeia alimentar.
O Smart Agricity nasce da parceria entre a Axians, os Politécnicos de Leiria e Coimbra e a Visionware. As quatro entidades juntaram-se para criar o projeto-piloto que permite a obtenção de informação em tempo real sobre o estado das colheitas nas hortas urbanas.
À conversa com o Dinheiro Vivo, Nuno Sousa, da Axians, compara a iniciativa a um “Borda d”Água digital” que apoia os agricultores com dados relevantes para o sucesso da produção.
A plataforma assente em (IoT), que recorre a algoritmos de e inteligência artificial, tem como objetivo específico reduzir os riscos para a saúde pública, nomeadamente através da recolha de dados em tempo real sobre a concentração de metais pesados nas culturas.
A linha que separa campo e cidade está cada vez mais esbatida e as hortas mais próximas dos centros urbanos, levantando desafios ao nível da contaminação de terrenos. Além de identificar potenciais riscos de contaminação da cadeia alimentar, o Smart Agricity pode ajudar a aumentar o rendimento das colheitas nas hortas periurbanas. “Ter informação factual do espaço que vai ser plantado permite aconselhar o tipo de tratamento, reforço ou limitação que deve ser colocado no exercício […]