Siza Vieira: “nos bens alimentares há flutuações de preços que não são preocupantes”

Siza Vieira: “nos bens alimentares há flutuações de preços que não são preocupantes”

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, garantiu, na conferência de imprensa que decorreu ontem após a reunião de concertação social, que o abastecimento de bens alimentar está a decorrer regularmente, e assumiu que há algumas flutuações de preços mas que não caracteriza como preocupantes.
O Governo criou um grupo de trabalho, a 12 de março, para o acompanhamento dos bens alimentares, que tem os ministérios da Economia e Agricultura representados. O grupo tem reunido para, segundo realça Siza Vieira, “resolver problemas específicos, transportes de mercadorias internacionais e acesso a determinados bens”.

Mas o acompanhamento da situação leva Siza Vieira a dizer ter “alguma segurança quando dizemos que neste momento no abastecimento de bens alimentares está a decorrer regularmente”.

Além dos abastecimentos estarem a correr “de forma regular”, em relação aos preços admite que “nos bens alimentares há flutuações de preços que não são preocupantes e são explicadas pelas condições de mercado, há dificuldades de abastecimento e crescimento do preço em alguns produtos de higiene e desinfeção, gel, desinfetantes”. Siza Vieira lembrou que a ASAE já levantou nove autos de notícia por suspeitas de crime de especulação e há um “conjunto de outros processos em averiguação”.

“Temos visto procura grande e alguma escassez” desses bens. Neste momento, o Governo garante que está a trabalhar para aumentar a capacidade de produção em Portugal de álcool etílico e gel desinfetante. Mas não vê necessidade de intervir ao nível dos preços. 

SIza Vieira fala em “relativa normalidade que nesta matéria”, mas garantiu que a situação vai continuar a ser acompanhada para que os problemas que surjam sejam resolvidos para “assegurar que não falta alimentação nestes tempos”.

O artigo foi publicado originalmente em Jornal de Negócios.

Comente este artigo
Anterior PME do sector das carnes com quebras de até 80%
Próximo NEGOTIATIONS ON CAP REFORM: work is ongoing

Artigos relacionados

Últimas

Brambles mantém apoio à Federação Europeia de Bancos Alimentares

A empresa de soluções para a cadeia de abastecimento Brambles anunciou a renovação, por mais três anos, da parceria com a Federação Europeia de Bancos Alimentares (FEBA). […]

Nacional

Orçamento do Ambiente sobe 12,8%

Redução de emissões, melhoria dos transportes públicos, proteção das florestas e melhor gestão dos recursos são algumas das prioridades do Governo em matéria ambiental, […]

Últimas

Governo estima haver entre 200 e 300 agricultores afectados pelos fogos em Mação e Vila de Rei

 O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, estimou nesta terça-feira que entre 200 e 300 agricultores possam candidatar-se aos apoios para as explorações afectadas pelos incêndios de Mação e Vila de Rei, […]