SISAB � oportunidade anti-crise para o sector agro-alimentar Empresas portuguesas sobrevivem � crise com exporta��es
"Todas as crises geram oportunidades. Vejo novas oportunidades para o sector agro-alimentar com a actual crise nos mercados financeiros. O abrandamento da economia europeia não provocou, até agora, uma diminui��o das exporta��es deste sector. Ali�s, o crescimento das exporta��es do sector agro-alimentar para os mercados extra-comunitários continua a bom ritmo."
Esta � a visão de Carlos Morais, administrador do SISAB, o maior sal�o nacional de neg�cios para exportação, cuja 14� edição decorre, de 9 a 11 de Fevereiro, no Pavilh�o Atl�ntico, em Lisboa.
Numa altura em que a crise nacional j� pesa nos n�meros das empresas nacionais, o SISAB assume-se como um oportunidade de neg�cio, que re�ne os mercados tradicionais de destino de muitos produtos portugueses, mas Também outros que podem constituir-se como alternativas aos gigantes europeus para a sa�da de produtos.
Com o mercado interno fragilizado, as empresas portuguesas procuram retrabalhar os mercados tradicionais, ao mesmo tempo que apostam em novos mercados e na fileira da exportação.
Pa�ses como Angola, Mo�ambique e Brasil, entre outros, vivem em contra-ciclo, imunes � crise, e, por isso, continuam a ser boas apostas para os exportadores portugueses. Paralelamente, as empresas nacionais aumentam Também as exporta��es para países extra-comunitários, desafiando novos mercados e contrariando a depend�ncia face aos clientes habituais.
Por outro lado, mesmo em conjuntura de crise econ�mico-financeira, os produtos alimentares e as bebidas, protagonistas do SISAB, continuam a ser bens essenciais.
A edição deste ano do SISAB corresponde a um grande esfor�o de diversifica��o de mercados. Face a 2007, a edição deste ano reflecte um aumento de 22% de expositores portugueses, que v�o mostrar os seus produtos e marcas a mais de mil participantes e compradores internacionais (um acr�scimo de 20% em rela��o ao ano passado).
�ndia, L�bia e Marrocos visitam, pela primeira vez, Portugal e juntam-se a outros países de elevado potencial econ�mico e j� presenças ass�duas no SISAB, como China, Jap�o, �ndia, estánia, Litu�nia, M�xico, Pol�nia, Hungria, Eslov�quia, Brasil, PALOP, Su�cia, Noruega, Finl�ndia, Inglaterra, Dinamarca, República Checa, Estados Unidos e Canad�, entre outros.
No que diz respeito �s marcas nacionais, v�o estar representados os seguintes sectores: pescado, frutas e frescos, lactic�nios, pecu�ria, vinho, agro-alimentar, produtos biol�gicos, do�aria, bebidas, especiarias e produtos diet�ticos
Entre as empresas portuguesas a apresentar os seus produtos/marcas encontram-se a Delta, Primor, Nobre, Sagres, Super Bock, Sumol, Compal, Cerealis, Herdade do Espor�o, Sogrape, Imperial, Ferbar, Vimeiro, Lactogal, Cofaco, Azal – Azeites do Alentejo, Bacalhoa, Carmim, Gelpeixe, Saloio, Vimeiro, Aveleda, entre muitas outras.
Com a particularidade de apresentar exclusivamente marcas portuguesas ao universo internacional dos importadores do sector, o SISAB assume-se, assim, como a maior montra de produtos nacionais para o mercado da exportação.
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Fonte: MediaConsulting |
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