O vice-presidente do Governo Regional açoriano afirmou, na Graciosa, que as duas centenas de empresas aderentes à Marca Açores tiveram um crescimento, em média, de 22% nas vendas nos últimos cinco anos, dispondo de mais de 3.600 produtos regionais certificados.
Sérgio Ávila, que falava no âmbito das comemorações do 5.º aniversário da Marca Açores, salientou o crescimento e o rejuvenescimento do tecido empresarial da Região, demonstrado também na confiança das empresas no futuro do arquipélago.
543 novas empresas
Neste sentido, revelou que, “só nos últimos 12 meses, foram criadas nos Açores 543 novas empresas”, o que significa “dinâmica em termos de criação de empresas e de empreendedorismo”.
“Isto reflecte-se na população empregada e no produto interno bruto (PIB), que cresceu 3,7% no último ano”, realçou.
O governante salientou também que as exportações dos Açores cresceram 29,4% em 2019, e que, em cinco anos, se registou um aumento de 17,2% na venda de produtos açorianos nas grandes superfícies comerciais da Região.
Por outro lado, referiu que, no quadro do actual sistema de incentivos, entraram 1.359 projectos de investimento privado, que prevêem criar 3.100 postos de trabalho, no valor de 630 milhões de euros.
Deste montante, 510 milhões foram canalizados para o subsistema de base económica de exportação. “Esta realidade dá-nos mais confiança”, afirmou Sérgio Ávila.
Marca Açores
A Marca Açores, criada em 2015 e coordenada SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, desenvolveu um conjunto de actividades que, nos últimos três anos, integrou campanhas de comunicação e promoção que alcançaram mais de nove milhões de pessoas.
Neste contexto, foram criadas 80 edições do programa Marca Açores, disponibilizadas às empresas para divulgação e acessíveis em todos os canais digitais num conjunto de televisões internacionais, como a SIC Notícias, a Portuguese Channel e a Citytv Canadá.
Ainda no âmbito desta aposta, foram criadas 25 acções da activação da Marca Açores, bem como a Semana Açores, no Time Out Market, em Lisboa.
Também em Lisboa, foram desenvolvidos projectos como o Taste Açores, no Colombo, no El Corte Ingles e nas grandes superfícies do Continente e Makro.
Feiras internacionais
A participação em mais de 30 feiras internacionais permitiu ampliar a visibilidade no exterior, enquanto a realização de seis missões inversas trouxe empresários aos Açores para conhecerem os produtos regionais certificados.
O vice-presidente revelou ainda que a Marca Açores foi testada com mais de 80 auditorias que confirmaram o rigor para a adesão do selo.
“No último inquérito realizado, 98% das empresas manifestaram a sua satisfação com esta estratégia”, salientou Sérgio Ávila.
Agricultura e Mar Actual
O post Sérgio Ávila: Empresas Marca Açores satisfeitas com estratégia da certificação aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.