Semana Gastronómica do Porco em 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz

Semana Gastronómica do Porco em 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz

[Fonte: Gazeta Rural]

Até Novembro de 2019 o concelho de Reguengos de Monsaraz reserva-nos semanas gastronómicas com os comeres locais. A abrir, entre 22 e 31 de Março, os pratos à base de carne de porco chegam à mesa de 21 restaurantes.

Elemento indissociável da paisagem do montado, o porco alentejano, vai dar mote a uma semana gastronómica tendo por base pratos de carne suína. Os 21 restaurantes participantes nestas jornadas de cozinha alentejana, em Reguengos de Monsaraz, comprometem-se a apresentar aos clientes uma receita confecionada tendo por base o porco.

Entre as propostas que vamos encontrar nesta Semana Gastronómica, de 22 a 31 de Março, destaque para as bochechas de porco estufadas com arroz e batata frita, as migas alentejanas com carne de alguidar, as queixadas de porco preto no forno, entre dezenas de outros pratos.

A presente edição desta festa alentejana conta com o acompanhamento do chefe de cozinha Hélio Loureiro, gastrónomo e investigador na arte da cozinha, com uma forte ligação aos vinhos, responsável gastronómico da seleção nacional de futebol durante duas décadas.

Para os interessados, fica a lista dos restaurantes participantes, assim como os petiscos que estarão à prova. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes A Grelha (bochechas de porco estufadas), Taberna D’El Rei (rechina), Aqui Jardim (bochechas de porco estufadas com arroz e batata frita), Taberna Al-Andaluz (fritada de porco ibérico), Café Avenida (carne de porco do alguidar com puré de couve-flor e batatas fritas), Moira (pezinhos de porco de coentrada), Convivius (lombinho de porco grelhado com molho de cogumelos frescos), Frade Sushi Bar (hot pig em molho teriyari), Herdade do Esporão (porco alentejano, noz e vegetais da horta), O Gato (lagartinhos de porco na brasa com migas à alentejana), O Pingo (migas alentejanas com carne do alguidar) e Plano B (grelhados de porco preto com migas de espargos).

Na vila de Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Taverna Os Templários (bochechas de porco com batata assada, abóbora menina e salada), Sabores de Monsaraz (medalhões de porco preto), Casa do Forno (queixadas de porco preto no forno), Xarez (bochechas de porco preto) e Casa Modesta (carne de porco à alentejana). Na Barrada participa o restaurante O Bizaca (ensopado de pés de porco), em São Pedro do Corval haverá pratos confecionados com carne de porco na Adega do Cachete (cataplana de porco) e A Tarefa (grelhados de porco preto com molho à Tarefa), e no Campinho no Monte de Palaios (rechina).

A segunda semana gastronómica vai ser dedicada ao borrego e realiza-se de 5 a 14 de Abril. A semana gastronómica “Sabores do Lago” vai acontecer de 4 a 13 de Outubro e visa divulgar os pratos que são confecionados com tudo o que se pode pescar no Grande Lago Alqueva, e a semana gastronómica da caça vai ser organizada de 1 a 9 de Novembro.

Fonte: Sapo.pt

Comente este artigo

O artigo Semana Gastronómica do Porco em 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior Mais de 500 crianças vão comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta em Moimenta da Beira
Próximo Alimentaria: Feira conta com 300 expositores estrangeiros

Artigos relacionados

Nacional

Afinal, o que querem os partidos dos próximos fundos comunitários?

Da esquerda à direita o próximo quadro comunitário de apoio gera consenso alargado. Os partidos querem um amplo debate sobre as prioridades que o país deve assumir para a utilização das verbas de Bruxelas entre 2021 e 2027 e todos destacam a importância da coesão, ou seja, […]

Últimas

Fundos da Europa para apoiar leite

[Fonte: Correio da Manhã]
Os produtores individuais de leite vão poder aceder a fundos comunitários no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural – PDR2020, apurou o CM junto do Ministério da Agricultura.
Na prática, os pequenos produtores vão poder candidatar-se, até 31 de março, […]

Nacional

ADP Fertilizantes comemora o 50º aniversário da Cooperativa Agrícola do Bebedouro

A ADP Fertilizantes associou-se às comemorações dos 50 anos da Cooperativa Agrícola do Bebedouro, ao ser uma das patrocinadoras da iniciativa que assinalou este evento, em Arazede, Montemor-o-Velho.
Este evento contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas dos Santos, […]