Semana amena, com nuvens,  e Outubro a começar quente!

Semana amena, com nuvens, e Outubro a começar quente!

A próxima semana vai ser amena, com nuvens, em especial no norte e centro.

Esperamos uma semana marcada por um padrão clássico de final de Setembro e Outubro, composto por uma forte circulação zonal sobre o norte da península, que irá manter massas de ar relativamente quentes mais a sul, e ar mais frio a norte.

Como resultado, teremos a passagem de perturbações frontais que vão raspar a Península e dar origem a mais nebulosidade e até alguma precipitação, nomeadamente na 3ª feira e na 5ª feira.

Nos restantes dias vamos ter algumas nuvens mas também largos períodos de sol e condições de vento fraco, que vão resultar em dias muito agradáveis.

As temperaturas vão manter-se agradáveis, embora a influencia de algum ar frio que circula a norte resulte em valores mais baixos que na semana passada… ainda assim dentro do que é esperado nesta altura do ano.

No fim de semana, dias 28-29, o anticiclone deverá começar a ganhar força e o tempo será de pleno sol com subida da temperatura…. isto é o primeiro indício daquilo que referíamos há uns dias…. Outubro vai começar bem quente e seco no continente !

Os primeiros 10 dias de Outubro serão claramente mais quentes e secos que o normal, com as temperaturas a voltarem ao patamar dos 30ºC em muitos locais!

O Outubro quente no continente deve-se ao posicionamento de uma extensa área anticilónica no noroeste de África e no sudoeste da Europa, que vai forçar massas de ar tropicais sobre toda a Ibéria…. em sentido oposto, nos Açores teremos um risco redobrado de temporais, e temos de manter olho nos trópicos dado que alguns ciclones se poderão aproximar das ilhas Açorianas.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Anterior MAI diz que parecer sobre incompatibilidades não está relacionado com investigação
Próximo Sólo la almendra Ecológica se salva del bajón en los precios

Artigos relacionados

Dossiers

Un aumento de la demanda tira de los precios del aceite al alza


Según fuentes de Oleoestepa, predominaron las subidas en los precios durante la semana pasada como consecuencia del aumento de la demanda existente en el mercado nacional. […]

Últimas

Nova direção da Unileite quer “medidas pioneiras” na fileira do leite nos Açores

O novo dirigente da Unileite – União das Cooperativas Agrícolas de Laticínios da Ilha de São Miguel sublinhou esta sexta feira, […]

Nacional

Agricultores pedem mudanças na gestão da água de Alqueva

Agricultores querem garantia de água para os precários que instalaram culturas intensivas, aumento das afluências vindas de Espanha e mais capacidade de bombagem em Alqueva. […]