Em 10 de maio último, o INIAV, no seu polo de Oeiras, acolheu uma reunião plenária da rede FoodLink – Rede Metropolitana de Agroparques, da qual é membro fundador.
A rede FoodLink tem como objetivo central fomentar a transição alimentar na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
É coordenada pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) e pela Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
Conta com cerca de três dezenas de parceiros oriundos da academia, da administração pública – central e local, das associações de desenvolvimento local, do setor empresarial, da logística e de organizações de cidadãos.
A informação detalhada sobre a rede pode ser consultada aqui.
A estratégia alimentar planeada pela rede assenta em três eixos: eixo 1 – “Planear o território para a transição alimentar”, eixo 2 – “A transição alimentar como vetor de coesão socio-territorial” e eixo 3 – “Capacitar e educar para a transição alimentar”. Presentemente, o INIAV participa em dois grupos de trabalho que se enquadram, respetivamente, nos eixos 2 e 3 desta estratégia.
No início da reunião, os parceiros tiveram a oportunidade de conhecer um projeto de responsabilidade social do INIAV – o SEMEAR e a sua componente “Terra”. O grupo foi recebido pelos responsáveis das áreas sustentabilidade corporativa e agrícola do SEMEAR. Desta visita surgiu o interesse por parte do SEMEAR, e acolhido pela coordenação, de integrar o grupo de stakeholders da rede.
O Presidente do Conselho Diretivo do INIAV, Professor Doutor Nuno Canada, abriu a reunião plenária em sala e deu a conhecer aos presentes a missão e a estrutura do Instituto, destacando as diferentes áreas de intervenção do INIAV que poderão apoiar e completar os trabalhos desenvolvidos pela rede.
Está em preparação a 1.ª Ação de Capacitação FoodLink, para os membros da rede, sobre ‘Sistemas de Produção Agrícola Sustentável’, uma organização conjunta do INIAV, DGADR, DRAP LVT e a Junta de Freguesia de Olivais e que decorrerá também em Oeiras, no dia 30 de maio.
Artigo publicado originalmente em INIAV.