A 19 de setembro, no âmbito das celebrações da constituição da área protegida, a conferência reuniu mais de 120 pessoas no Fórum Cultural de Alcochete.As comemorações da criação da Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET) – 19 de Julho de 1976 – culminaram no passado dia 19 de setembro, na realização de uma conferência: o Fórum da Biodiversidade do Estuário do Tejo. Ao longo do dia decorreram dezoito comunicações, distribuídas por quatro painéis temáticos, versando sobre trabalhos de investigação nas áreas da biodiversidade florística e faunística.
Mais de 120 pessoas ouviram palestras e intervenções sobre temas como as pressões e impactos sobre a Reserva ou a conciliação das atividades económicas com os valores naturais presentes – tanto na área protegida como no território abrangido pelo estuário. A sessão de abertura contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto e do Diretor Regional do ICNF para a Lisboa e Vale do Tejo, Rui Pombo
Os dois dirigentes participaram ainda em mesa redonda dedicada ao processo de cogestão da RNET e respetivo ponto de situação. O painel reuniu também o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira.
O encontro, que se ambiciona, seja o primeiro de muitos, teve como um do seus objetivos dar visibilidade aos projetos de investigação e atividades económicas mais relevantes desenvolvidos no território. Interessava ainda reunir no mesmo espaço, atores chave da região, de modo a incentivar a concretização das visões partilhadas para o estuário do Tejo, focadas num propósito: a salvaguarda dos recursos e dos valores naturais presentes.
A organização resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alcochete e o ICNF, contando com o apoio de outros parceiros:
– Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
– Centro de Estudos do Ambiente e do Mar / Universidade de Aveiro;
– Câmara Municipal de Benavente;
– Câmara Municipal de Vila Franca de Xira;
– Fórum Cultural de Alcochete.
Artigo publicado originalmente em ICNF.