Reembolso da disciplina financeira – campanha 2015

Reembolso da disciplina financeira – campanha 2015

[Fonte: IFAP]

De acordo com o princípio da Disciplina Financeira, referido no artigo 8.º do Regulamento (CE) n.º 1307/2013 (aplicável à campanha 2015), os montantes destinados a financiar as despesas relacionadas com o mercado e os pagamentos diretos da Política Agrícola Comum (PAC) devem respeitar os limites máximos anuais fixados por Decisão dos representantes dos Governos dos Estados-Membros. Com este objetivo, sempre que as previsões do financiamento daquelas medidas indiquem que o limite máximo anual será excedido, deverá ser fixado um ajustamento dos pagamentos diretos.

Considerando que as previsões relativas aos pagamentos diretos e às despesas relacionadas com o mercado constantes do projeto de orçamento da Comissão para 2016, incluindo a reserva para crises no setor agrícola (referido no artigo 25.º do Regulamento (UE) n.º 1306/2013), indicaram a necessidade de disciplina financeira, revelou-se necessário proceder à fixação de uma taxa de ajustamento dos pagamentos diretos. Deste modo, o Regulamento (UE) n.º 2015/1146 determinou que os montantes dos pagamentos diretos superiores a 2 000 EUR, incluindo o POSEI, a conceder aos agricultores por conta de pedidos de ajuda apresentados relativamente ao ano de 2015, fossem deduzidos em 1,393041%, independentemente da data em que foram efetuados.

De referir que eventuais dotações não utilizadas são reembolsadas pelos Estados-Membros, segundo o artigo 26.º, n.º 5, do Regulamento (UE) n.º 1306/2013.

Assim, tendo em conta, nomeadamente, que a reserva para crises não foi mobilizada até 15 de outubro de 2016, o Regulamento de Execução (UE) n.º 2016/2073 fixou o montante e as regras de reembolso das dotações não utilizadas.

Nesse sentido, o IFAP procedeu, a 13 de outubro de 2017, ao reembolso da Disciplina Financeira referente à campanha de 2015.

Comente este artigo
Anterior La tierra agrícola se encarece un 1,25 % en España en 2016
Próximo Agriculture et commerce international La Coordination rurale demande le soutien du Pape François

Artigos relacionados

Últimas

Cerca de 90 operacionais e dois meios aéreos combatem fogo no Fundão

[Fonte: Rádio Renascença]

Cerca de 90 operacionais, apoiados por 27 veículos e dois meios aéreos combatem um incêndio no Fundão, informou este sábado fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, acrescentando que não há habitações em risco. […]

Últimas

Dominado fogo na Covilhã que obrigou a retirar jovens de acampamento

[Fonte: Rádio Renascença]

O incêndio que deflagrou esta segunda-feira à tarde no concelho da Covilhã, e que obrigou a retirar cerca de 60 jovens de um acampamento, foi dado como dominado às 20h39, disse fonte da Proteção Civil.
“No terreno mantêm-se 116 operacionais, […]

Comunicados

AICEP e GPP assinam protocolo de cooperação no âmbito da internacionalização e captação de investimento nos setores agroalimentar e florestal

[Fonte: GPP]
No dia 20 de dezembro de 2018, o Presidente da AICEP Portugal Global, Dr. Luís Castro Henriques e o Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Eng. Eduardo Diniz, assinaram um protocolo de cooperação com vista ao desenvolvimento de estratégias conjuntas de internacionalização e captação de investimento. […]