Recolha de dados e mapeamento da ferrugem amarela em tempo real

Recolha de dados e mapeamento da ferrugem amarela em tempo real

O trigo é uma cultura de grande importância para a alimentação humana no mundo. Devido às alterações climáticas, a Puccinia striiformis tritici (Pst), o fungo que causa a ferrugem amarela no trigo, desenvolveu a capacidade de superar as defesas da planta. Os esporos do fungo espalham-se por dispersão aérea, podendo alcançar milhares de quilómetros.

Consequentemente, a doença da ferrugem é transfronteiriça e, por isso, deve ser tratada de forma internacional. Em todo o mundo, existem várias instituições (CIMMYT, ICARDA, GRRC) e iniciativas (RustWatch, RustTracker, Globalrust) empenhadas em resolver este problema, aprimorando as ferramentas de diagnóstico de doenças, construindo nova investigação online e infraestruturas de comunicação para partilhar conhecimento.

Os Departamentos de Proteção de Culturas Específicas e de Monitorização e Diagnóstico do InPP estão a trabalhar em conjunto, e em colaboração com o RustWatch, para preencher lacunas nos dados sobre epidemiologia da ferrugem amarela, de forma a compreender a dinâmica especial da doença e construir um sistema de alerta precoce (EWS, de Early Warning System).

O formulário desenvolvido pelo InPP para o ODK Collect facilita a recolha de dados no campo pelos produtores.

O Departamento de Monitorização e Diagnóstico desenvolveu um formulário para uma aplicação móvel (ODK Collect), através da qual os produtores de trigo poderão recolher dados no campo facilmente. Esta informação alimentará em tempo real uma base de dados espacial e um mapa de locais de amostragem, publicados a partir de um serviço webGIS ad hoc.

Para isso, estamos também a instruir os produtores sobre como utilizar a aplicação e aceder aos mapas a partir do serviço webGIS. Paulo Velez, da Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul, foi o primeiro a receber a formação. Muito obrigado pela sua participação!

Veja um teaser do nosso tutorial para acesso à app e formulários aqui.

© 2021 InnovPlantProtect, Todos os direitos reservados

O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.

Comente este artigo
Anterior IVV: Novas Autorizações de Plantação - Nota n.º 02/202
Próximo Genomic prediction to increase agricultural productivity

Artigos relacionados

Nacional

Biofrade presente na Conferência Portugal Saudável

A Biofrade vai estar presente na Conferência Portugal Saudável, iniciativa da Missão Continente, que visa debater a sustentabilidade dos sistemas alimentares, […]

Últimas

POSEI. República tem de exigir em Bruxelas reforço de apoios para os Açores

O deputado do PSD/Açores Bruno Belo defendeu hoje um reforço do envelope financeiro do POSEI para os Açores, considerando que “a República deve exigir, junto de Bruxelas, que assim seja”, conforme uma recomendação aprovada […]

Últimas

AEP promove missões empresariais à Ásia Oriental para empresas nacionais

A AEP – Associação Empresarial de Portugal promove, durante as próximas duas semanas, missões empresariais virtuais à China, Hong Kong, Japão, […]